Metronidazol

  • Sob consulta
    Metronidazol

  • Informações
  • Indicação
  • Outros produtos
  • Comentários
  • Artigos

Metronidazol o que é

Metronidazol, também conhecido pelo nome comercial Flagyl, é um antibiótico muito utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbicas e por alguns protozoários e ameba. Metronidazol pode ser encontrado sob a forma de comprimidos, creme ou gel vaginal, e pode ser comercializado em associação com a nistatina, um antifúngico com ação contra a candidíase vaginal.

 

Metronidazol para que serve

Metronidazol pode ser usado para tratar desde infecções gastrointestinais graves em pacientes hospitalizados até infecções vaginais relativamente simples em mulheres saudáveis.

Metronidazol está indicado no tratamento de giardíase, amebíase, tricomoníase, vaginites por Gardnerella vaginalis e infecções causadas por bactérias anaeróbias, aquelas que crescem na presença de baixas concentrações de oxigênio ou até mesmo na sua ausência deste, como Bacteroides fragilis e outros bacteróides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.

 

Metronidazol bula

A administração e a dosagem deste produto devem ser prescritas por um médico habilitado.

Os principais efeitos adversos desta medicação via oral costumam estar relacionados ao trato gastrointestinal, como gosto metálico, náuseas, anorexia, vômitos, diarreia, cólicas abdominais e constipação. Em doses mais elevadas de Metronidazol, podem surgir efeitos neurológicos, como tontura, dor de cabeça, irritabilidade e insônia. Em relação ao Metronidazol via intravaginal, o corrimento vaginal é o efeito colateral mais recorrente.

Outros efeitos colaterais possíveis são: escurecimento transitório da urina (cor marrom ou avermelhada), dor nas articulações, dor de garganta, rinite, prurido genital, olhos secos e vaginite.

O uso deste medicamento é contraindicado em conjunto com bebidas alcoólicas ou com o Dissulfiram.

Metronidazol está proibido no primeiro trimestre de gestação. Recomenda-se que seja evitado durante o aleitamento materno, pois pode passar para o leite materno. 


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos