A importância da hidratação

07/11/2011 - 00:00:00 | 157

Entenda porque a água é essencial para a vida – e damos tão pouco valor a ela

\r\n Muito se fala sobre a importância de manter-se hidratado, mas pouco sobre o papel que a água tem no organismo humano. Para se ter uma ideia da sua importância, o total de água corporal corresponde de 52% a 66% do peso do corpo de um homem adulto (tal índice depende de fatores como idade, sexo e gordura corporal).
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\r\n Entre as funções essenciais da água no nosso corpo, é preciso saber que é neste meio que acontecem todas as reações do organismo. Além disso, transporta os nutrientes para as células e excreta os produtos que resultam do metabolismo, através dos rins e intestinos; regula a temperatura do corpo, pois quando ele está muito quente, aumenta a transpiração para libertar calor através da evaporação, abaixando a temperatura corporal, e atua no bom funcionamento de todos os sistemas e órgãos.
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\r\n A desidratação ocorre quando as perdas de água e sais minerais não são repostas. Estamos, de forma contínua, eliminando substâncias tóxicas pela urina e fezes, mas também pela transpiração e pela respiração. A não reposição de líquidos traz uma série de consequências negativas ao organismo, como: mau funcionamento dos rins e formação de cálculos, infecções do trato urinário, diminuição da produção de saliva, obstipação, doenças bronco pulmonares, doenças coronarianas, alterações nas funções cognitivas, como diminuição da capacidade de atenção, concentração e memória.
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\r\n Em média, cada pessoa perde 2,5 litros de água por dia, e no verão esta perda pode aumentar. Sol em excesso e a ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados levam à uma maior perda de líquidos.
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\r\n Entre os sintomas da desidratação estão:
\r\n • sede intensa,
\r\n • ficar muito tempo sem urinar,
\r\n • boca e mucosas secas,
\r\n • vômitos, náuseas e diarreia,
\r\n • febre,
\r\n • forte cansaço mental e físico,
\r\n • olhos ressecados e fundos,
\r\n • irritação.
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\r\n Para prevenir, é preciso evitar tomar sol ou fazer exercícios físicos entre 10h00 e 16h00 (ou 11h00 e 17h00 no horário de verão). Nos dias mais quentes, o ideal é beber de dois a três litros de água por dia, assim como aplicar o protetor solar de 15 a 20 minutos antes de ficar sob o sol, e lembrar-se de reaplicar o produto a cada duas horas. Além da água, você pode repor os líquido e sais minerais através do soro caseiro e água de coco. Usar roupas leves, frequentar lugares arejados e com sombra são atos simples que ajudam a evitar a desidratação.
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\r\n Por: AgComunicado
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