A importância do exercício físico para quem vive com diabetes

17/11/2011 - 00:00:00 | 150

Somado à alimentação, é essencial para as pessoas com diabetes tipo 1 ou 2

\r\n A mudança nos hábitos alimentares e o sedentarismo vem influenciando em grande escala o aumento da incidência do diabetes mellitus (DM). Para o tratamento desta doença não bastam alimentação e medicamentos: a prática planejada e bem orientada de exercícios físicos ajuda pessoas com diabetes a terem mais qualidade de vida.         
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\r\n Entre os benefícios dos exercícios para pessoas com diabetes estão:

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\r\n • redução da perda da massa óssea;
\r\n • aumento do fluxo sanguíneo muscular e a circulação de membros inferiores;
\r\n • redução de peso;
\r\n • melhora do controle glicêmico;
\r\n • diminuição dos fatores de risco cardiovasculares;
\r\n • contribuição para a perda ponderal;
\r\n • mais bem-estar.
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\r\n Segundo a  American Diabetes Association (ADA/ Sociedade Americana de Diabetes), pessoas com diabetes, sem a presença de complicações como consequência da doença, podem realizar exercícios físicos na mesma frequência e intensidade que os sem diabetes: 150 minutos por semana de exercício físico aeróbico de moderada intensidade, ou 75 minutos semanais de atividade física intensa, ou ainda, uma combinação equivalente das duas formas de atividade. A realização de  treinos de resistência, três vezes por semana, é também recomendada para quem não tem complicações ou doenças relacionadas.
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\r\n A prática regular de exercícios acelera as adaptações tanto do metabolismo como hormonais que aparecem no início do exercício físico e contribuem para reduzir as necessidades da insulina, e aumenta a sensibilidade à insulina de forma similar a quem não tem diabetes.
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\r\n Atenção e cuidados especiais devem ter as pessoas com diabetes com episódios  frequentes de hiperglicemia e cetonúria. Já em insulinodependentes, a prática de exercícios físicos pode causar hipoglicemia se não for alterada a dose da medicação ou o consumo de carboidratos.
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\r\n Segundo a ADA, o ideal é que sejam praticados exercícios variados, em local e horário adequados. Além disso, o exercício físico deve ser bem conduzido para minimizar quaisquer riscos e aumentar os benefícios. Recomenda-se, ainda, que as atividades físicas sejam realizadas de forma gradativa, assim como a intensidade e a duração dos exercícios. Avaliação medica prévia é primordial para quem vive com diabetes e quer ser um esportista amador ou profissional.
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\r\n Por: AgComunicado
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