A mamografia pode salvar vidas

23/08/2011 - 00:00:00 | 146

Exame anual, obrigatório para mulheres a partir dos 40 anos, tem como função detectar câncer de mama em estágio inicial

\r\n As mulheres costumam dizer que é um “mal necessário”, mas a mamografia pode salvar vidas. Tão importante quanto o papanicolau, a mamografia deve ser realizada uma vez por ano, e é obrigatória para as mulheres a partir dos 40 anos. Se há a presença de fatores de risco – fumante ou se há histórico de câncer de mama na família – o médico pode até recomendar que antes a realização deste importante exame.
\r\n
\r\n A mamografia é uma radiografia especial, feita em aparelhos específicos que realizam imagens radiológicas das mamas. Hoje, a mamografia digital computadorizada tornou o exame mais rápido e eficiente. Tem como função revelar anomalias das mamas, tanto benignas quanto malignas, até dois anos antes que possam ser por você percebidas ou pelo seu médico. Assim, tais anomalias são detectadas ainda muito pequenas, o que torna mais fácil de tratá-las e a probabilidade de êxito é muito maior.
\r\n
\r\n A duração do exame completo é de apenas 15 minutos e pode ser feita em hospitais, clinicas ou laboratórios especializados. Normalmente são tiradas duas radiografias de cada mama, depois que a mesma é comprimida no aparelho até ficar com uma espessura mais uniforme. Essa compressão é necessária para ter um exame claro e detalhado. A compressão é incômoda, pois produz uma sensação de pressão ou constrição, mas dura apenas alguns segundos. Por isso, o ideal é realizar o exame após a menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis.
\r\n
\r\n Recomenda-se também evitar o consumo de cafeína (chá, café, chocolate, refrigerantes tipo “cola”) por uma ou duas semanas antes do exame. Também não se deve usar no dia do exame desodorantes, cremes, talcos, perfumes nas mamas ou axilas, pois podem  deixar resíduos que acabam interferindo nos resultados.
\r\n
\r\n A mamografia é o exame mais avançado e eficaz para detectar o câncer de mama logo no seu início. Mas não dispensa a necessidade de fazer o autoexame todos os meses, pois também ajuda a encontrar caroços ou alterações. O autoexame deve ser feito, de preferência, de sete a dez dias depois do inicio do ciclo menstrual. Mulheres que já estão na menopausa podem fazê-lo no mesmo dia, uma vez por mês.
\r\n  
\r\n Não deixe de consultar o seu ginecologista regularmente. E lembre-se: a mamografia pode salvar vidas.
\r\n    
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos