Açaí, da Amazônia para o mundo

30/08/2011 - 00:00:00 | 121

Energética, nutritiva, saborosa: esta pequena fruta é uma aliada importante para combater doenças e o envelhecimento precoce\r\n

\r\n Altamente energético e nutritivo, o açaí é uma fruta que nasce em uma palmeira nativa da Amazônia, o açaizeiro. Ao contrário da cor da polpa, de vinho intenso, a casca desta pequenina fruta é verde (clara, quando nasce; escura, quando amadurece). Foi na década de 1990 que a polpa de açaí virou mania nacional ao passar os limites do norte brasileiro e a ser consumida em todo o país como bebida energética, misturada a outras frutas, como a banana, o guaraná em pó e a granola (cereal). Atualmente é exportado para outros países da América Latina e Europa.
\r\n
\r\n Além do enorme valor nutricional, o açaí possui também importantes propriedades funcionais: as antocianinas, que conferem cor à fruta, são antioxidantes naturais que combatem os radicais livres. Desta forma, retardam os efeitos do envelhecimento, favorecem a circulação sanguínea e atuam contra doenças como a retinopatia diabética e a doença fibrocística da mama. Comparado ao vinho tinto, que conta também com a presença maciça desses antioxidantes, o açaí contém de 10 a 30 vezes mais antocianinas.
\r\n
\r\n Preferido entre 10 cada 10 praticantes de atividades físicas, o açaí mostra-se um aliado importante para combater o estresse físico. Mas é também uma boa fonte de fibras (2.0 gramas de fibra alimentar/ porção), essenciais para ter um sistema digestivo saudável. A presença dos ácidos graxos, semelhante à quantidade que existe no azeite de oliva, contribui para combater as doenças coronarianas.
\r\n
\r\n Proteínas, lipídios, minerais (manganês, cobre, boro e cromo) e vitamina E – o açaí,  ao contrario do que muitos acreditam, só não contém tanto ferro, e a forma como esse ferro se apresenta não permite sua absorção adequada pelo organismo.  
\r\n
\r\n Seja em pó, como polpa congelada, em barra de cereais ou combinado ao guaraná em suplementos. Não importa a forma, o açaí é delicioso – só não abuse.
\r\n
\r\n Anote uma receita simples, que pode ser preparada em minutos:
\r\n
\r\n Açaí com leite e morangos
\r\n Junte no liquidificador 250ml de leite gelado, 1 colher de sopa cheia (13g) de açaí em pó, 2 morangos picadinhos e mel (ou açúcar) a gosto, para adoçar. Bata tudo no liquidificador e beba sem culpa.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos