Aikido: mais que uma arte marcial, uma busca interior

13/09/2011 - 00:00:00 | 181

Relaxamento, concentração e respiração são alguns dos seus benefícios

\r\n Quando falamos em arte marcial logo imaginamos uma luta violenta. Esta descrição, porém, não cabe no Aikido (AI = harmonia, união/ KI = energia, espírito/ DO = caminho), arte marcial de origem japonesa, onde a força, a beleza e a correção através do movimento do corpo são os seus fundamentos. Para o Aikido, a força gera agressão, a beleza por si só não tem utilidade, mas ao procurarmos a força aliada à beleza, chegamos à correção. E estar correto significa agir de acordo com as leis da natureza.
\r\n
\r\n Praticá-lo permite desenvolver a percepção, para enxergarmos melhor o mundo visível e o invisível, respeitando as leis que os regem. Ao contrário de outros tipos de lutas marciais, no Aikido não há competição e aprende-se a importância e o significado da palavra “parceiro”.
\r\n
\r\n Para estudá-lo, basta querer. Não há limite de idade, e pode ser praticado por homens e mulheres em busca do fortalecimento do corpo, da mente e do espírito aliado a um método de defesa pessoal.
\r\n
\r\n Utilizam-se músculos que não são exigidos diariamente. As técnicas buscam exercitar as articulações do corpo, melhorando a circulação sanguínea, e isto sem grandes esforços físicos, pois são usados movimentos naturais. Técnicas corpo-a-corpo, seja em pé ou sentado, e elementos como bokken (espada de madeira) e jo (bastão) são formas de treinamento, junto a técnicas de imobilização e projeção.
\r\n
\r\n Entre os benefícios proporcionados pelo Aikido estão:
\r\n • Correção da postura e amplitude dos movimentos;
\r\n • Cultivo das sete virtudes do guerreiro, conforme o "Bushido" (código dos samurais): justiça, valor heroico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e lealdade;
\r\n • Aprendizado de técnicas de relaxamento e respiração,
\r\n • Desenvolve a concentração;
\r\n • Aprende-se a lidar com a frustração;
\r\n • Melhora do sistema cardiovascular, neuromuscular e metabólico;
\r\n • Melhora da coordenação motora;
\r\n • Aumento da flexibilidade e força.    
\r\n
\r\n A filosofia que norteia esta arte marcial está impregnada pelos ensinamentos do xintoísmo, budismo, taoismo e confucionismo, e no respeito às leis naturais. Busca incansável pelo equilíbrio entre corpo-mente-espírito. Mas antes de entrar para uma academia, certifique-se que ela é reconhecida e vinculada à Fundação Aikikai, no Japão, fundada e mantida tradicionalmente pela família Ueshiba, que mantém os ideais do seu fundador.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos