Alcachofra, rica sais minerais e nutrientes, combate o endurecimento das artérias e o diabetes

13/01/2012 - 00:00:00 | 99

Encontrada na forma de cápsulas, chás ou in natura, alimento não é muito consumido pelo brasileiro

\r\n Você sabia que a alcachofra é uma flor? Sim, e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes europeus provenientes da região do Mediterrâneo (França, Espanha, Itália e Marrocos), que já a consumiam e a usavam para melhorar a saúde, na digestão dos alimentos gordurosos e pesados. Parente da margarida e do girassol, a alcachofra hoje é encontrada tanto in natura como em conserva ou na forma de cápsulas e chás.
\r\n
\r\n De cor verde purpúrea, esta iguaria ainda não faz parte da mesa do brasileiro como deveria. Na gastronomia, os chefs utilizam as alcachofras quando estas ainda não abriram, para cozê-las e aproveitá-las em diversos pratos, tantos os “fundos” como as folhas. Devem ser consumidas “ao dente', isto é, nem muito mole nem dura. Há quem a utilize na elaboração de licores e bebidas amargas.
\r\n
\r\n Rica em flavonoides, vitaminas A e C, enzimas, cinarina e ácido cafeico, a alcachofra tem propriedades que regularizam a formação dos sais biliares e ajudam no controle do colesterol. Também costuma ser usada contra a icterícia e para o tratamento do diabetes. É ainda um potente antiesclerótico, ou seja, ajuda a combater o endurecimento das artérias.  Por ser  rica em ferro, combate a anemia. Possui ainda minerais como ácido silícico, cloreto de sódio, magnésio e ácido fosfórico. Seu suco é usado de forma tópica para cuidar de eczemas e erupções na pele.  
\r\n  
\r\n Entre as demais indicações terapêuticas, a alcachofra é ideal também para tratar: psoríase,  hemorroidas, prostatite, uretrite, bronquite asmática e colecistite, entre outras.
\r\n
\r\n O uso é contraindicado para quem sofre da obstrução das vias biliares. E ao utilizar algum suplemento vitamínico, é importante consultar o médico, pois suplementos também podem ter uso limitado para pessoas que sofrem de determinadas doenças.
\r\n A alcachofra pode fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer, por ser nutritiva e pouco calórica.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos