Alguns casos de intolerância à lactose podem ser psicológicos

17/05/2011 - 00:00:00 | 132

Somatização de estresse, ansiedade e depressão causa desconforto ao ingerir lácteos mesmo em pessoas sem o problema

\r\n Quem sofre do problema da insuficiência à lactose sofre com a sensação de mal estar estomacal, gases e inchaço ao comer alimentos com lactose – o açúcar do leite. Por outro lado, existem também transtornos psíquicos, chamados de somatoformes, nas quais as os sintomas físicos sentidos pelas pessoa estão relacionados a problemas psicológicos. Algumas pessoas pensam ser intolerantes à lactose mas na verdade estão somatizando o problema, sem de fato serem portadores do distúrbio.
\r\n
\r\n Um novo estudo da
unidade de gastroenterologia do IRCCS-Ca Granda, de Milão. sugere que algumas pessoas sofrem dos chamados transtornos somatoformes, e que chegam a relatar diferentes problemas em algumas regiões de corpo sem que a causa física seja achada.
\r\n
\r\n Os resultados desse estudo foram apresentados em Chicago. A equipe liderada por Guido Basilisco avaliou 102 pacientes, que responderam a diferentes perguntas. A intolerância à lactose não foi identificada em cerca de 30% dos pacientes.
\r\n
\r\n O pesquisador constatou que os participantes que se disseram intolerantes à lactose também se mostraram eram mais ansiosos. Basilisco pretende estudar o motivo pelo qual algumas pessoas identificam a alimentação como gatilho de seus sintomas.
\r\n
\r\n Evitar a ingestão de laticínios pode gerar maior risco de deficiência de cálcio e osteoporose. Por isso é importante realmente checar a verdadeira raiz do problema: uma real intolerância à lactose ou somatização, que se relaciona a variadas queixas físicas, para as quais a investigação adequada não mostra existência de doença orgânica que explique o sintoma físico.

\r\n

\r\n A real intolerância à lactose ocorre em pessoas com uma insuficiência na enzima lactase, e por isso elas de fato não conseguem digerir a lactose. Não deve ser confundida com alergia ao leite, que ocorre quando o corpo reage ao leite, causando diarreia, rubor na pele e vômitos.

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos