Aliados do bom humor

10/03/2011 - 00:00:00 | 134

Dicas de bons hábitos que nos deixam mais felizes

A alimentação pode ajudar o organismo a manter o bom humor e o otimismo. Verduras como couve e espinafre são ricos em folato, uma vitamina B que ajuda o cérebro a produzir serotonina, um neurotransmissor que está associado com a felicidade. Muitos estudos já vincularam os baixos níveis de folato e de serotonina com a depressão. Folhas de beterraba, acelga e outras verduras como couve de Bruxelas, aspargo e brócolis também são excelentes fontes de folato. O ácido graxo ômega 3 também desempenha um papel fundamental na função do cérebro para ajudar a elevar o humor. Ele pode ser encontrado na linhaça e em peixes como salmão, truta e atum.

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O equilíbrio entre as fontes de calorias diárias é importante. É preciso balancear a ingestão de gorduras, carboidratos e proteínas. Dentro da dieta recomenda-se a ingestão de 15-20% do total de calorias de proteínas, 15-30% do total de calorias de gorduras e 50-65% do total de calorias de carboidratos.

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Somado a uma boa alimentação, muitos médicos recomendam um banho de sol de 20 minutos por dia, nos horários em que ele estiver mais fraco (antes das 10h e depois das 16h). A luz solar estimula a glândula pineal, localizada atrás da testa e que produz o hormônio melatonina. A melatonina regula os ciclos rítmicos, o sono e o apetite sexual. A glândula também afeta a produção de serotonina e, uma vez estimulada, mantém esse hormônio funcionando normalmente 

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A nutrição adequada aliada a bons hábitos como o banho de sol, a prática de exercícios físicos e a reserva de um tempo na semana para atividades prazerosas são capazes de diminuir o estresse, a ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor.

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Fonte:  Agência Comunicado



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