Alimentação e envelhecimento

30/09/2011 - 00:00:00 | 116

Alguns estudos indicam que a longevidade está ligada ao número de calorias diárias ingeridas. Conheça alguns alimentos e suas propriedades

\r\n São diversos os fatores que ajudam a viver mais ou menos. Já é conhecido o papel da herança genética na determinação da velocidade com que envelhecemos. Há, porém, outros fatores, como os ambientais – e aqui subentende-se o clima, a qualidade do ar , a exposição às toxinas e, principalmente, o estilo de vida. Fazer exercícios ou não, fumar, beber e os alimentos consumidos, e em que quantidades, constituem decisões que somente cabem a cada um tomar. As escolhas podem, literalmente, afetar a velocidade com que se caminha para o envelhecimento.
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\r\n As pesquisas indicam que tanto a qualidade como a quantidade de calorias ingeridas são importantes neste processo. Por isso, é importante conhecer e saber um pouco mais sobre os alimentos que fazem parte da sua alimentação. Selecionamos algumas dicas sobre quais alimentos devem ser evitados ou incluídos na dieta para entrar na melhor idade com o pé direito:
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\r\n - Adeus aos brancos: esqueça a farinha branca, o arroz branco e o açúcar branco, pois são produtos altamente processados e refinados, com alto índice de calorias e, praticamente, nenhum valor nutricional. Troque o “branco” pelos “marrons”, ou melhor, integrais;
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\r\n - Frutas: praticamente todas são excelentes fontes de nutrientes antienvelhecimento. Vale destacar as romãs, blueberries, ameixas e uvas roxas, ricas em antioxidantes e componentes que ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim, o LDL. Melhoram, assim, a saúde do coração, além de prevenir contra o câncer;
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\r\n - Legumes e Verduras: ricos em vitamina A, poderoso aliado no antienvelhecimento, pois ajuda na manutenção dos tecidos. Fortalecem o sistema imune, e protegem contra queimaduras do sol e ajudam a prevenir o desenvolvimento de certos tipos de cânceres. A vitamina A está envolvida também na formação e manutenção da saúde da pele e do cabelo;
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\r\n - Grãos: são riquíssimos nos mesmos antioxidantes presentes nas frutas e vegetais, além de proteínas, carboidratos complexos e fibras;
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\r\n - Alimentos com ômega 3: como exemplo, salmão, linhaça, arenque, cavala, algas marinhas, agrião, nozes e amêndoas. Os ômega 3, ácidos graxos essenciais, além de atuarem no equilíbrio emocional e função do cérebro, são vitais para a boa saúde da pele, cabelo e coração;
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\r\n - Leguminosas: feijões, ervilhas, amendoim e lentilhas. São excelentes fontes de fibras, ricas em ácido fólico, cálcio, ferro, potássio, zinco e antioxidantes. Suas proteínas e carboidratos complexos fornecem energia. Ajudam a combater as doenças cardíacas e o câncer;
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\r\n - Chás: seja verde ou preto, são excelentes fontes de antioxidantes, protegem o sistema cardiovascular, diminuem a absorção do colesterol ruim. O chá verde também combate algumas células cancerígenas;
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\r\n - Cacau: é o alimento que contém a maior concentração de antioxidantes, ajudando a reduzir as doenças cardíacas;
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\r\n - Azeite de oliva: é uma gordura saudável que contém a maioria dos melhores nutrientes antienvelhecimento. Rico em vitamina E, ômega 3 e muitos antioxidantes, deve ser utilizado em pequenas quantidades.
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\r\n Por: AgComunicado
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