Altos níveis de triglicérides aumentam riscos de AVC

10/03/2011 - 00:00:00 | 135

Outros fatores de risco são hipertensão arterial e altos níveis do mau colesterol

Quando solicitam um hemograma, o nível de triglicérides no sangue é um dos marcadores pesquisados pelos médicos para avaliar diferentes riscos para a saúde. O estudo do fator triglicérides tem um peso tão importante quando o controle da tensão arterial e dos níveis de colesterol na prevenção de derrames (ou AVCs, acidentes vasculares cerebrais).

\r\n

Um recente estudo conduzido na Dinamarca concluiu que ter no sangue altos níveis de triglicérides em jejum é tão perigoso quanto apresentar altos níveis de colesterol. O estudo constatou que níveis elevados de triglicérides em jejum são indicadores de altos níveis de resíduos de lipoproteínas no sangue - partículas semelhantes ao LDL (“mau colesterol”). Tais partículas são minúsculas e densas, facilitando sua incorporação para dentro da parede dos vasos, provocando um quadro crônico de inflamação e, consequentemente, estimulando o aumentos de placas de gordura. Ou seja, a descoberta indica que altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de ter um AVC.

\r\n

Os triglicérides estão presentes em alimentos como doces, massas, enlatados e frutos do mar. Aproximadamente 80% dos triglicérides resultam da alimentação e podem ser tratados com a adoção de uma dieta balanceada. O colesterol, por outro lado, é produzido em boa parte pelo próprio organismo e é necessário fazer uso de medicação para diminuí-lo.

\r\n

Segundo especialistas, a suspeita de que níveis altos de triglicérides eram prejudiciais sempre existiu, mas só agora as suspeitas foram confirmadas. O alto nível de triglicérides no sangue, assim como o alto nível do mau colesterol e a hipertensão arterial são, de fato, fatores de risco para AVC, de acordo com o estudo.

\r\n

O que é AVC: Entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

\r\n

Causas: Malformação arterial cerebral (aneurisma), cardiopatia, tabagismo, colesterol e hipertensão arterial.

\r\n

Como é feito o diagnóstico: Por exames de imagem, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

\r\n

Sintomas: Formigamento das mãos, perda de força no braço e perna (do mesmo lado), dificuldades de fala e desmaio.

\r\n

Sequelas: Físicas e motoras. As mais comuns são perda do movimento de um lado do corpo, formigamento e alterações da fala.

\r\n

 

\r\n

Fonte:  Agência Comunicado

\r\n 


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos