Anorexia nervosa pode afetar mulheres com mais de 40 anos

31/03/2011 - 00:00:00 | 141

Ao invés de ficar mais bela, anorexia deixa a pessoa envelhecida, com a pele flácida e sem energia, compromete a saúde e pode inclusive levar à morte

\r\n A anorexia nervosa é  um transtorno que faz o indivíduo se alimentar cada vez menos e nunca estar satisfeito com seu peso corporal. A maior parte dos pacientes são adolescentes do sexo feminino. Porém, a doença tem fundo psicológico e pode ser desenvolvida por homens e também por mulheres com mais de 40 anos.  O tratamento existe e é eficaz, mas a pessoa precisa querer se tratar. A apoio de um psicólogo ou psiquiatra é essencial. 

\r\n

\r\n Há alguns anos as mulheres mais velhas eram menos afetadas pela doença. Hoje, mesmo as mulheres maduras, com 50 ou até 60 anos, adotam comportamentos extremos para se adequar aos chamados “padrões de beleza” e arriscam sua saúde e até sua vida. Existe o problema da imagem corporal distorcida. Mesmo magra, a pessoa se acha gorda e quer perder cada vez mais peso a qualquer custo. Em clínicas e ambulatórios, cerca de duas em cada dez pacientes têm mais de 40 anos.

\r\n

\r\n  
\r\n Distorção da imagem corporal

\r\n

\r\n  
\r\n A mulher mais velha se preocupa mais do que antigamente com sua imagem corporal. Existe uma concorrência, seja afetiva ou profissional, com as mais jovens. Elas procuram todos os recursos de embelezamento e rejuvenescimento disponíveis, inclusive dietas agressivas. O fato de fazer uma dieta radical eleva e muito o risco de desenvolver anorexia. 

\r\n

\r\n Além de ser um transtorno de imagem, a anorexia é uma doença social, já que a sociedade valoriza a beleza jovem e magra.

\r\n

\r\n  
\r\n Anorexia leva à desnutrição em todas as idades. Alguns efeitos da desnutrição são mais acentuados na mulher mais velha, como o ressecamento da pele. É provável também ela ter com mais frequências quadros como depressão e abuso de álcool. As mais jovens também sofrem com essas consequências. A ironia é que as pessoas com anorexia, ao invés de ficarem mais belas, ficam mais envelhecidas, sem energia e o pior, com a saúde comprometida. Procurar tratamento é fundamental para encontrar um equilíbrio na forma de se alimentar e de encarar a própria imagem. 

\r\n

\r\n  

\r\n

\r\n Autor:  Agência Comunicado

\r\n

\r\n Fonte:  Folha de S. Paulo

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos