Bebidas isotônicas ajudam a repor sais minerais e líquido com rapidez

01/11/2011 - 00:00:00 | 102

Pessoas com pressão alta e problemas renais só devem consumi-las sob orientação médica; além disso, elas devem ser consumidas apenas eventualmente.

\r\n Para os esportistas, atletas, bailarinos ou para quem pratica qualquer atividade física, a hidratação é item indispensável, pois facilita o transporte de proteínas importantes para o metabolismo e a formação de energia, além de prevenir lesões. Vários tipos de bebidas são utilizadas para a hidratação, como a água, os suco de frutas naturais e as bebidas isotônicas. Assim, repor os nutrientes, além de saudável, é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.
\r\n
\r\n As bebidas isotônicas são definidas como soluções cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do nosso corpo e,  portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea. Não interferem no equilíbrio hidro eletrolítico (ou equilíbrio orgânico) do corpo. Como exemplo destas bebidas estão o soro caseiro, água de coco e isotônicos industrializados.
\r\n
\r\n Para pessoas que se encontram desidratadas como consequência de doenças, o uso destas bebidas somente deve ser feito por recomendação médica. Pediatras costumam indicar o seu uso para auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, pois não provocam diarreia nem possuem substâncias que inibem ou diminuem a absorção intestinal.
\r\n
\r\n O uso de outras bebidas, como a água de coco e o suco de laranja, são outras boas alternativas de hidratação. Porém, por possuírem mais carboidratos em sua composição, tanto o esvaziamento do estômago como a absorção intestinal ficam mais lentos (especialmente no caso dos sucos de frutas). O mesmo acontece como os refrigerantes, que são absorvidos de maneira mais lenta, e a alta concentração de gás carbônico distende as paredes do estômago, provocando mal estar e inchaço.
\r\n
\r\n As bebidas isotônicas, por outro lado, ajudam a repor os fluidos e sais minerais com  rapidez, ideais para quem realiza grande esforço físico e precisa hidratar-se para ter um bom desempenho físico e muscular.
\r\n
\r\n Em princípio, não há contraindicações no uso destas bebidas, porém devem ser tomadas de forma eventual, não como um hábito. Moderação é a palavra-chave. Pessoas com hipertensão ou com alguma doença renal só devem consumi-las mediante recomendação e orientação médica.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos