Benefícios do caqui à saúde

20/01/2012 - 00:00:00 | 144

Fruta que veio do oriente se adaptou perfeitamente ao clima tropical

\r\n Ele veio do outro lado do mundo, especificamente da China e do Japão, mas acabou se dando muito bem por aqui.  O caqui hoje é uma fruta cultivada em quase todo o país. Excelente fonte de vitaminas E e C, de sais minerais como ferro, fósforo e cálcio, o caqui conta ainda com o betacaroteno, antioxidante, excelente para combater os radicais livres que levam ao envelhecimento das células.
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\r\n Além de saboroso, fortalece a visão, as unhas e os cabelos, e auxilia no desenvolvimento dos ossos. Os nutricionistas explicam ainda que o caqui é fonte de licopeno, um fitoquímico importante para a defesa do organismo.
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\r\n Comer um caqui por dia coopera também com o bom funcionamento do intestino, pois é rico em fibras. Algumas pessoas o utilizam até como calmante, pois é alta a concentração de açúcar e frutose. Atenção, portanto, pessoas com diabetes: por esta razão devem consumi-lo com moderação.
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\r\n Preste atenção quando for comprar esta fruta, pois a casca deve estar firme e livre de rachaduras, e a coloração uniforme. Deve ser consumido cru, mas há pessoas que o prefiram como suco. Se assim for, lembre-se que deve ser bebido logo após o preparo. Se resolver guardá-lo na geladeira para consumi-lo mais tarde, encontrará um suco bem diferente, pois o sabor acaba mudando um pouquinho e parte das vitaminas e propriedades do caqui se perdem. Há ainda aqueles que gostam de comer caqui na forma desidratada.
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\r\n Para conservá-lo melhor, após a compra, guarde o caqui na geladeira entre três e cinco dias, no máximo. Se preferir, conserve o caqui em um local fresco e seco, desde que o consumo seja rápido. Se ainda estiver verde, deve ser mantido fora da geladeira para amadurecer.
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\r\n Lave-o bem antes de consumi-lo, de preferência deixe-o imerso em uma solução clorada (hipoclorito de sódio, à venda em supermercados) por aproximadamente 20 minutos.
\r\n Existem diversos tipos de caqui, encontrados em supermercados e feiras livres, alguns com coloração mais avermelhada e polpa de consistência mole, como o caqui Rama Forte e o Taubaté, outros mais alaranjada e com consistência firme, como o
\r\n Caqui Guiombo (tipo chocolate) e o Fuyu.
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\r\n Por: AgComunicado
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