Cálcio na medida certa

18/01/2012 - 23:00:00 | 110

Níveis equilibrados de cálcio no organismo trazem diversos benefícios à saúde

\r\n A fama do cálcio sob a saúde óssea não é novidade para ninguém, mas você sabia que suas propriedades também podem beneficiar a coagulação do sangue, a contração muscular e transmissão nervosa? Para isso, basta que seus níveis estejam bem dosados no organismo!
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\r\n O cálcio é encontrado no leite e em seus derivados, nos peixes como o salmão e a sardinha, no feijão, no leite de soja e em algumas verduras. Quando existe deficiência deste nutriente na corrente sanguínea – seja por má alimentação, alterações hormonais ou outros motivos – o organismo tende a repor o déficit retirando cálcio dos ossos. E esta ação, por sua vez, pode desencadear doenças como a osteoporose, na qual os ossos se deterioram e ocorre um aumento no risco de fraturas, em especial nos ossos mais porosos. Além disso, podem surgir sintomas como agitação, depressão, insônia, unhas quebradiças, propensão a cáries, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.
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\r\n Em contrapartida, o seu excesso pode desencadear as temidas “pedras” no rim, que na verdade são  pequenos aglomerados de uma substância chamada oxalato de cálcio. A formação dessas pedras são mais comuns pela ingestão do cálcio de origem animal, presente no solo e  na água de determinadas regiões. O excesso de cálcio ainda implica na redução de outros minerais, como o magnésio, e pode causar irritabilidade, depressão, fraqueza muscular e dificuldade de memorização. Para evitar, é aconselhável ingerir no mínimo dois litros de água todos os dias.
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\r\n A ingestão recomendada de cálcio varia conforme a idade. Para um adulto, ela varia de 1000 a 1200 miligramas por dia. Em um único copo de iogurte natural são encontrados 400 miligramas de cálcio, mas é importante ficar atento e não consumir mais do que 1500 miligramas por dia.
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\r\n Associar esses alimentos à um cardápio balanceado e também à exercícios físicos que envolvam impulsionamento de peso, como o basquete e a caminhada, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
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\r\n Por: AgComunicado

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