Cerveja e propensão genética podem causar câncer de estômago

05/04/2011 - 00:00:00 | 145

Pesquisadores avaliaram a ligação entre cerveja, vinho e licor com a doença

A combinação de grandes quantidades de cerveja e uma variação genética  nos genes que metabolizam o álcool aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de câncer gástrico, segundo uma pesquisa conduzida pelo Dr. Eric Duekk, epidemiologista do Programa de Pesquisas para Câncer Epidemiológico do Instituto de Oncologia da Catalunha, na Espanha, e apresentada na Reunião Anual da Associação Norte-Americana de Pesquisa do Câncer, nos Estados Unidos. 

\r\n

 
Também é elevado o risco, mas não tão significativamente, entre as pessoas que bebem muita cerveja mas não apresentam a variação genética, conhecida como rs1230025, e para aqueles que não bebem, mas apresentam as variações conhecidas como rs1230025ou rs283411.  
 
O câncer gástrico é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo. Acredita-se que há uma relação entre o consumo de álcool o desenvolvimento da enfermidade, mas estudos anteriores tinham resultados conflitantes. 
 
O doutor Duell e equipe analisaram o consumo de álcool e o risco de desenvolver câncer gástrico em mais de 500 mil pessoas entre 35 e 70 anos entre os anos de 1992 e 1998. Eles avaliaram o tipo de bebida alcoólica consumida (vinho, cerveja ou licor) e a localização e estágio do câncer. A associação encontrada foi restrita à cerveja. Os resultados mostraram que beber o equivalente a 30 gramas ou mais de álcool puro proveniente da cerveja foi ligado ao aumento de 75% do risco em desenvolver câncer gástrico. Vinho e licor não foram associados a este risco. 
 
O mecanismo exato sobre como o álcool causa o câncer gástrico é desconhecido. Há hipóteses envolvendo a influência de um metabólito do álcool (acetaldeído, um componente tóxico e cancerígeno) e nitrosaminas como a N-nitrosodimetilamina, encontrada na cerveja, no desenvolvimento da doença.

\r\n

Autor:  Agência Comunicado

\r\n

Fonte:  Portal Estadão



  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos