Chá verde: muito mais que um emagrecedor

21/09/2011 - 00:00:00 | 121

Propriedades benéficas da Camellia sinensis ajudam também na prevenção de doenças e no tratamento cosmético da pele e dos cabelos

\r\n Quem quer – e precisa - perder peso, encontra no chá verde um aliado importante. Junto a hábitos saudáveis, exercícios físicos, dieta alimentar balanceada, ele traz diversos benefícios que contribuem na melhora da qualidade de vida. Originário do arbusto Camellia sinensis, as propriedades das folhas do chá verde – assim chamado porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento -  aumentam a queima das indesejáveis gordurinhas extras.
\r\n
\r\n Muito conhecido no Oriente, em países como China e Japão, o chá verde ganhou o mundo e hoje é o segundo em consumo. Ao contrário dos tradicionais, como o chá preto, não deve ser preparado com a água fervendo, pois as folhas ficam cozidas e conferem um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão não deve ser maior que três minutos.
\r\n
\r\n Os efeitos deste chá no processo de emagrecimento ganharam uma nova pesquisa, desta vez realizada pelo setor de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), que analisou o efeito da erva no controle da obesidade e comparou a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e índice de massa corporal entre 25 e 35 kg/m, antes e depois de consumir o chá verde, juntamente com a  prática – ou não - de exercícios físicos de resistência. Foram avaliados também o grau de aceitabilidade da bebida e possíveis reações adversas causadas pelo seu consumo.
\r\n
\r\n Os resultados mostraram que o grupo que consumiu o chá verde e praticou exercícios físicos apresentou maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos apresentados pelo grupo que não consumiu a bebida e apenas realizou exercícios físicos.
\r\n Assim, fica comprovado que o chá verde é, sim, um aliado para a perda de peso e diminuição da gordura corporal. Segundo as pesquisadoras, o consumo da bebida pode auxiliar ainda na utilização da gordura corporal como fonte de energia e no aumento da massa magra.
\r\n
\r\n Entre os demais benefícios do chá verde estão a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhora das funções fisiológicas, redução do colesterol ruim (LDL), melhor controle da pressão arterial, proteção contra os raios nocivos do sol, melhora do sistema imunológico, aumento da densidade mineral óssea, entre outros.
\r\n
\r\n O clima tropical do Brasil não permite cultivar a planta, mas o produto é encontrado, na forma de saches, em supermercados, lojas de produtos naturais e farmácias. Além do chá, as propriedades curativas e regeneradoras da Camellia sinensis podem ser encontradas também em cosméticos, na forma de cremes e loções, principalmente para recuperar o brilho dos cabelos e controlar a oleosidade da pele. As substâncias presentes neste arbusto vem demonstrando eficácia também no tratamento da celulite e gordura localizada.
\r\n
\r\n  Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos