Chia, grão essencial para a boa saúde

13/12/2011 - 00:00:00 | 146

Consumido pelos astecas e maias há milhares de anos, alimento combate a gordura e formação de tumores

\r\n O seu sabor lembra o das nozes. A chia foi consumida e cultivada pelos astecas e maias por volta de 2.600 a.C., mas os colonizadores espanhóis, ao chegarem na América no século 16,  destruíram as plantações deste valioso grão por considerarem o seu apelo mistico uma ameaça ao catolicismo. Naqueles tempos, a chia era muito utilizada para melhorar a energia e força física.
\r\n
\r\n Os anos passaram e apenas na década de 1990, pesquisadores argentinos e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, retomaram o cultivo da chia. Estudando-a descobriram que a chia é fonte de ácido graxo ômega-3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio, ferro e magnésio.
\r\n
\r\n Tantas propriedades e riqueza em nutrientes e sais minerais tornam este grão uma poderosa arma contra:
\r\n
\r\n • O excesso de peso, pois a grande quantidade de fibras, em contato com a água no intestino, formam um gel que torna a digestão mais lenta, prolongando a sensação de saciedade;
\r\n • A prisão de ventre;
\r\n • A pressão alta;
\r\n • Colesterol e triglicérides altos;
\r\n • Doenças cardiovasculares;
\r\n • O câncer de mama, pois o alto teor de antioxidantes presente neste grão ajuda na prevenção de diversos tipos de câncer;
\r\n • O diabetes, pois é um alimento com baixo índice glicêmico;
\r\n • A osteopenia e/ou osteoporose, devido à alta concentração de cálcio. Grávidas também devem incluí-lo na dieta.
\r\n
\r\n Além disso, por contar com uma alta concentração de proteínas, facilita o ganho de massa muscular. Nutricionistas indicam o consumo para depois da malhação e/ou treino. É indicado o consumo também para pessoas que não consomem carne, os vegetarianos. Segundo os especialistas, o teor de proteína da chia é maior que a de outros cereais como o milho, a aveia, o arroz, o trigo.
\r\n
\r\n Encontrada na forma de grão, óleo ou farinha, a chia pode ser consumida com frutas, saladas, sopas e iogurte. O consumo indicado pelos nutricionistas é de 2 a 3 colheres de sopa do óleo ou 1 colher de sopa do grão ou da farinha.
\r\n  
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos