Com ou sem sal, eis a questão!

29/12/2011 - 23:00:00 | 118

Há controvérsias entre os especialistas quanto às vantagens do shampoo “sem sal”

\r\n Há controvérsias, e as diferentes opiniões podem confundir os consumidores. Afinal, qual é a diferença entre o shampoo com e sem sal? De que maneira usar o shampoo com sal pode afetar a saúde dos cabelos? Quais são os benefícios do shampoo sem sal? São menos agressivos aos fios?
\r\n
\r\n Para proteger a saúde, a onda é usar produtos naturais. Tratando-se das madeixas, a preocupação é grande. Nas gôndolas dos supermercados e das farmácias, há uma infinidade de produtos à disposição,  e entre eles os shampoos com ou sem sal. Nos rótulos, a mesma promessa: cabelos brilhantes, soltos e protegidos dos agentes agressores (sol, vento, umidade reduzida, químicas, poluição).
\r\n
\r\n A indústria de cosméticos utiliza o sal (cloreto de sódio) nas fórmulas dos shampoos para conferir a consistência e viscosidade necessárias ao produto – assim ele não escorre quando o colocamos nas mãos para lavar os cabelos. Mas existe uma diferença entre o sal utilizado no xampu e o sal de cozinha: ambos recebem o mesmo nome (cloreto de sódio), mas o dos shampoos não contém iodo.   
\r\n
\r\n Para alguns especialistas, o shampoo sem sal protege todos os tipos de cabelo, enquanto o xampu com sal desidrata os fios, deixando-os secos e sem brilho. Isso porque microcristais do mineral se depositariam na superfície do couro cabeludo,  potencializando a ação negativa dos raios solares e agravando o ressecamento.
\r\n
\r\n O cloreto de sódio ainda remove em excesso a gordura natural dos cabelos, produzida pelas glândulas sebáceas, que serve como barreira protetora contra o sol, cloro da piscina e sal do mar. Essa gordura em excesso deixa os fios oleosos e sem brilho. Por outro lado, sua deficiência desidrata e deixa os fios secos. O xampu sem sal retira a oleosidade de forma equilibrada, protegendo-as na medida certa.
\r\n
\r\n Para outros dermatologistas, a terminologia "sem sal" não passa de uma jogada de marketing, pois consideram que os pequenos percentuais de cloreto de sódio presentes nas formulações do xampus, entre 0,2 e 0,6%, não interferem de maneira significativa na lavagem.
\r\n
\r\n Com sal ou sem sal, o importante é lavar os cabelos corretamente, se possível, em dias alternados e aplicando uma pequena dose de xampu uma única vez, para não desidratar as madeixas.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos