Confira uma opção de cardápio balanceado e dietético

28/06/2011 - 00:00:00 | 111

Variar a alimentação pode ser saboroso e garantir um corpo saudável e bonito

\r\n Reduzir o peso corporal, obter uma boa digestão, ter um corpo saudável e bonito sem abrir mão do sabor e da variedade no cardápio é mais fácil do que imaginamos. É fundamental não limitar as opções e aprender a harmonizar o que irá no prato.
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\r\n Uma refeição sem atrativos pode sabotar o projeto de perder peso, além de ser pouco saudável. A melhor maneira de driblar as tentações é combinar e variar os ingredientes.
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\r\n  É simples montar o próprio cardápio de opções variadas. No café da manhã, é possível optar por chá verde ou café preto com adoçante (prefira a sucralose ou a stevia, que são mais saudáveis que ciclamato, sacarina e aspartame), uma fatia de pão de forma integral acompanhado de requeijão light, uma copo de leite desnatado, uma fruta (varie a cada dia) e uma porção de amêndoas cruas. Se quiser, pode fazer um lanche antes da hora do almoço para driblar a fome. Uma opção interessante para esse lanche é um copo de suco de frutas natural com uma colher de linhaça dourada, ou ainda um pedaço de doce de banana sem adição de açúcar.
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\r\n Para o almoço, pode-se optar por saladas cruas e legumes cozidos, sempre dando preferência às folhas verde escuras. O tempero da salada pode incluir aceto balsâmico, azeite, mel e mostarda. Optar pelo arroz integral é uma ótima dica. Também é recomendável incrementar a refeição com aspargos, filé de peixe ou frango grelhados, ou até um filet mignon ou contra-filé (carnes mais magras), sofisticando o filet com um molho de maracujá, por exemplo. Adicione também uma concha de feijão. Para o lanche da tarde, escolha uma fruta fresca, como banana, pera ou maçã, e acrescente uvas passas e um colher de mel. Isso vai deixar o seu lanche mais saboroso!
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\r\n O segredo do jantar é pegar mais leve, optando por uma sopa de legumes com um frango ou peixe grelhado. É possível fazer refeições equilibradas, saudáveis e harmonizadas, usando a criatividade. E antes de dormir, tome uma xícara de chá de camomila ou erva cidreira com uma torrada light e queijo branco, ou um pote de iogurte desnatado.
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\r\n Especialistas alertam sobre a importância de se mastigar bem os alimentos para garantir uma boa digestão. Ao mastigar cerca de 20 vezes os alimentos a cada garfada, os nutrientes serão melhor absorvidos. Quem come muito rápido acaba comendo mais que o necessário, já que leva aproximadamente 20 minutos após o início da refeição para o cérebro liberar o hormônio da saciedade.
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\r\n Por: AgComunicado

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