Conheça as doenças mentais e onde buscar ajuda

27/04/2011 - 00:00:00 | 119

Doenças psiquiátricas mais comuns na população são a depressão e os transtornos de ansiedade

\r\n Os transtornos mentais atingem aproximadamente 20% da população do mundo todo em algum momento da vida.
\r\n
\r\n Aqui no Brasil, o tratamento da saúde mental no sistema público tem sofrido mudanças que começaram há duas décadas, no sentido de evitar as internações em hospitais psiquiátricos, criar mecanismos mais amplos de diagnóstico e tratamento, inclusive por meio de equipes multidisciplinares. Os Centros de Atenção Psicossocial, implantados no Brasil em 1986, já somam mais de 1,6 mil unidades em todo o país.
\r\n
\r\n Apesar dessas mudanças, a rede de atendimento público é, ainda, insuficiente. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, os transtornos mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência. E há uma imensa sobrecarga dos serviços nos hospitais-escola devido à ineficiência do sistema ambulatorial das unidades básicas.
\r\n
\r\n Quando uma pessoa tem sintomas sérios de depressão, ansiedade ou qualquer outro tipo de confusão mental, deve-se procurar imediatamente uma UBS com atendimento psiquiátrico ou o ambulatório de hospitais-escola, como é o caso do Hospital das Clinicas, em São Paulo. A depender do caso, após a avaliação, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital mas internações são reservadas apenas em casos gravíssimos.
\r\n
\r\n As doenças no âmbito da psiquiatria mais comuns na população são a depressão e os transtornos de ansiedade. Transtornos depressivos e ansiosos são comuns e causam grande impacto. No entanto, é é preciso diferenciar sofrimentos emocionais comuns de um transtorno depressivo. Não é qualquer tristeza que é depressão.
\r\n
\r\n Os transtornos ansiosos são a síndrome do pânico e o transtorno de ansiedade generalizada, Já a esquizofrenia é uma doença rara, que afeta 1% da população.
\r\n Existem linhas de tratamento para as doenças mentais comuns: o farmacológico e o psicoterapêutico. Para a depressão e ansiedade geralmente são prescritos medicamentos antidepressivos.
\r\n
\r\n Fonte:    G1

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos