Conheça os benefícios do zinco

22/03/2011 - 00:00:00 | 114

Confira os alimentos ricos nessa mineral

\r\n O zinco é um mineral essencial para o organismo. Ele está presente em mais de 300 enzimas, atua no funcionamento de alguns hormônios e é fundamental para a síntese de proteínas, para a reprodução e também para funcionamento do sistema imunológico. 

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\r\n A deficiência de zinco está associada a uma maior vulnerabilidade às infecções virais, já que ele interfere na síntese das imunoglobulinas e na manutenção da função imune. De acordo com especialistas, o zinco tem papel importante na reprodução, sendo necessário para a ovulação, a produção do esperma e a fertilização. Sua deficiência pode levar à diminuição do desejo sexual em mulheres e impotência nos homens, e problemas para o paladar. O zinco apresenta ainda importante ação no processo digestivo, pois ajuda na produção de ácido clorídrico. 
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\r\n O zinco também participa da formação de uma enzima cujo desequilíbrio pode ocasionar distúrbios de atenção. Quando há falta de zinco, podem ser observados sintomas como diminuição de memória e concentração e convulsões. Em casos graves, podem ocorrer distúrbios de comportamento. 
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\r\n Osteoporose – O zinco promove aumento da atividade da vitamina D e é essencial para a formação óssea. Sua deficiência durante o crescimento pode prejudicar o acúmulo de massa óssea, aumentando assim o risco de desenvolvimento de osteoporose. 
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\r\n Diabetes – O zinco estimula a insulina a se ligar em receptores das membranas celulares, promovendo a entrada da glicose na célula. 
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\r\n Pele e unhas – O zinco é necessário para a cicatrização e produção de colágeno, proteína que dá sustentação a pele, e está relacionado à manutenção de uma pele saudável. Sua deficiência pode causar lesões, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas.  
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\r\n Alimentos que são fonte de zinco:
 
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\r\n Grão de bico; leguminosas, como ervilha, lentilha e feijão; semente de abóbora e cereais integrais, como arroz e aveia; oleaginosas, como a castanha de caju e amêndoas e gergelim; frutas como abacate, abacaxi, ameixa, banana, figo, framboesa, maça, manga, melão e morango, entre outras; e legumes como abóbora, acelga, alface, agrião,batata, batata-doce, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, cogumelo, couve e couve-flor.

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\r\n Autor:  Agência Comunicado

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\r\n Fonte:  Zero Hora

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