Controle do colesterol evita a aterosclerose

01/08/2011 - 00:00:00 | 137

Tratamento inclui alimentação saudável, exercícios e uso de medicamentos

\r\n Gordura produzida pelo próprio organismo, o colesterol tem uma série de funções importantes. Ele constitui a membrana que reveste as células e auxilia na fabricação da bile digestiva, dos hormônios sexuais e da vitamina D. É também adquirido por meio da alimentação. Porém, o seu excesso no sangue pode trazer uma série de complicações e doenças.  

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\r\n São dois os tipos de colesterol: o bom, ou HDL, que remove o excesso de gordura no sangue, diminuindo a possibilidade da formação das placas de gordura nas artérias.  Quanto mais alto, melhor, mas em baixos índices, indica maior risco para o surgimento de doenças cardíacas. Já o colesterol ruim, ou LDL, é o responsável pela formação das placas de gordura que prejudicam a passagem de sangue. Quanto mais alta a taxa, maior o risco para a aterosclerose, doença que leva ao infarto do miocárdio e derrame cerebral.

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\r\n Uma alimentação rica em gordura e fatores hereditários são responsáveis pelo aumento do LDL no organismo.

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\r\n Exercícios físicos, para reduzir o mau colesterol, precisam vir acompanhados de uma alimentação saudável e, muitas vezes, do uso de medicamentos. Confira algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC):

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\r\n - Fibras, frutas com casca, verduras e cereais ajudam a reduzir o LDL;
\r\n - Prefira o leite desnatado, praticamente sem gordura, ao integral, tipo C ou semi-desnatado;
\r\n - Evite maioneses e molhos à base de requeijão, gemas de ovos e creme de leite;
\r\n - Substitua a manteiga pela margarina, de preferência aquelas que possuem entre 40 a 60% de gorduras. Evite as misturas de manteiga com margarina ou creme vegetal.
\r\n - Substitua os queijos gordurosos pela ricota, queijo minas fresco, cottage ou “light”;
\r\n - Evite as frituras e consuma grelhados, assados, ensopados ou refogados;
\r\n - Beber suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia – e não mais que uma – ajudam a subir a taxa de HDL no sangue;
\r\n - Leia com atenção o rótulo dos alimentos e evite aqueles que contêm gordura saturada e hidrogenada.
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\r\n Dia 8 de agosto é o dia Nacional de Controle do Colesterol. No dia 11 de agosto, às 10h00, no Centro de Treinamento da SBC, na Alameda Santos, 705, 10º andar, será
\r\n realizado o curso "Aprenda a controlar seu colesterol", dirigido a pessoas interessadas em cuidar da saúde do coração. Mais informações pelo telefone:  (11) 3411.5514
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\r\n Por: AgComunicado

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