Coração bem alimentado

15/11/2011 - 23:00:00 | 123

Conheça os alimentos que colaboram para a saúde do coração

\r\n Alimentação saudável, corpo e mente em ordem. Produtos ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas e em fibras ajudam a controlar os níveis do colesterol ruim (LDL), um dos grandes desencadeadores de problemas do coração. Já os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans devem ser evitados, pois facilitam o acúmulo de placas de gordura nas artérias e podem provocar um derrame ou infarto.
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\r\n Entre os alimentos que devem fazer parte do cardápio para ter um coração em boas condições estão:
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\r\n Soja, feijão, lentilha e grão de bico: alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e em isoflavonas, substâncias que controlam o colesterol ruim e diminuem a absorção de açúcares.
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\r\n Aveia: composta por fibras solúveis que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir os níveis de colesterol.
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\r\n Castanhas, Amêndoas, Avelãs, Amendoim, Macadâmia, Castanha-do-Brasil e Nozes: Oleaginosas, ricas em gorduras boas (polinsaturadas), proteínas, fibras, sais minerais, vitamina E e ácido fólico. Reduzem os níveis do colesterol. Atenção para não consumir em grande quantidade, pois são calóricas.
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\r\n Chocolate amargo: muito mais que o chocolate ao leite, é rico em flavonoides, um antioxidante que protege os vasos sanguíneos. Consuma, porém, com moderação, pois ele tem gorduras e é calórico.
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\r\n Azeite: possui gordura monoinsaturada, considerada a mais saudável, ajudando a reduzir o colesterol ruim; rico em polifenois, poderosos antioxidantes que retardam os efeitos do envelhecimento. É também fonte de vitamina E.  Consuma o azeite extravirgem, pois mantém maior grau de pureza.
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\r\n Salmão, Atum, Anchova, Truta, Arenque e Cavala; peixes com abundância de ômega-3, uma gordura saudável que protege as artérias, reduzindo o colesterol ruim.
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\r\n Tomate: muito rico em licopeno, substância responsável pela cor avermelhada, caracteriza-se pela ação antioxidante.
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\r\n Alho: ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, pois auxilia na redução do colesterol ruim e controle da pressão alta.
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\r\n Vinho tinto e suco de uva integral: ricos em polifenois, substâncias com poderoso efeito antioxidante.
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\r\n Por: AgComunicado
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