Corrida contra o diabetes

18/01/2012 - 00:00:00 | 154

A prática de exercícios físicos combate os fatores que predispõe ao diabetes tipo II

\r\n O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que ocorre quando as células do pâncreas têm deficiência na produção de insulina. Isso causa um acúmulo de glicose no sangue (hiperglicemia), que gera variadas complicações para o organismo.
\r\n
\r\n Existem dois tipos de diabetes. O tipo I é ocasionado pela autodestruição das células produtoras de insulina, com sintomas como fadiga, perda de peso, oscilações de humor, sede e fome constantes, entre outros. É o tipo mais raro e acomete de 5 a 10% dos portadores de diabetes, sendo mais frequente em pessoas com menos de 35 anos. O tipo II é o mais comum, e afeta cerca de 90%  a 95% dos portadores da doença. Possui um fator hereditário maior que o I e têm relação com o sedentarismo e a obesidade. Os sintomas mais frequentes são formigamento nos pés, visão embaçada e dificuldade na cicatrização de feridas.  Existe ainda o diabetes gestacional, que precisa ser diagnosticado e tratado.
\r\n
\r\n Além do fator hereditário, o sedentarismo e a obesidade são os grandes vilões da doença. A gordura do corpo, especialmente a visceral, é a grande responsável  pela redução da sensibilidade à insulina. E é neste ponto que atividades físicas como a corrida podem ajudar. Associar a prática a uma alimentação balanceada pode reduzir em até 58% o risco de desenvolver diabetes.
\r\n
\r\n A corrida combate a obesidade e diminui os riscos cardiovasculares – os principais agentes causadores da diabetes tipo II. O exercício ainda aumenta a sensibilidade à insulina e equilibra os processos metabólicos .
\r\n
\r\n A frequência ideal é de pelo menos 30 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. Quem já é portador da doença deve buscar orientação e acompanhamento médico, para evitar complicações.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos