Corrida e seus benefícios

24/10/2011 - 00:00:00 | 129

Melhora cardiovascular, controle do diabetes e redução do colesterol são algumas das melhoras na saúde

\r\n Dúvida cruel: correr ou caminhar? É claro que a resposta precisa levar em conta as condições físicas e de saúde de quem quer praticar estas atividades. Ambas são extremamente saudáveis e benéficas. Mas quem quer incluir a corrida na sua rotina, e está sedentário há um bom tempo, deve começar pela caminhada ou correndo em um ritmo muito baixo.
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\r\n Os benefícios cardiovasculares da corrida são os mesmos da caminhada, só que aparecerão em um prazo menor. Além disso, correr ajuda a reduzir os níveis de pressão alta, colesterol, riscos de formação de coágulos e até no controle do diabetes. Porém, podem surgir ou aumentar problemas ortopédicos e musculares, por isso, antes de começar a correr é preciso passar por uma avaliação médica adequada.
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\r\n Quem começa a treinar precisa levar em conta que, em um primeiro momento, o objetivo deverá ser o aumento gradual do tempo de corrida, pois é necessário criar as condições de adaptação do organismo ao esforço para só, em uma etapa posterior, aumentar a intensidade (velocidade).
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\r\n Algumas dicas ajudarão a praticar a corrida com maior segurança:
\r\n - Sempre faça um breve alongamento, tanto antes como depois de correr.
\r\n - A escolha do tipo de piso onde se vai correr - terra batida, grama, asfalto – é importante para a sua segurança.
\r\n - Comece a correr em terrenos planos e com intensidade progressiva. Correr muito rápido no início, e fazer grandes esforços, só irá cansá-lo mais rapidamente, comprometendo o treino.
\r\n - Não corra com MP3, pois dificulta perceber os demais barulhos e sons ao seu redor. Principalmente se o seu treino acontece em ruas movimentadas. Ao correr, é necessário estar concentrado em relação a tudo o que existe à sua volta.
\r\n - É importante manter-se hidratado antes, durante e após a corrida.
\r\n - Não esqueça de proteger-se do sol – o protetor solar e o boné são importantes para evitar a insolação e queimaduras.
\r\n - Correr exige roupas leves e que absorvam o suor com mais rapidez. De preferência, que sejam cavadas, leves e confortáveis.
\r\n - É indicado usar acessórios esportivos adequados, como um relógio de corrida, para poder controlar o tempo, e tênis apropriados para a prática deste esporte.
\r\n - Corra, de preferência, longe de avenidas movimentadas, automóveis e da poluição.
\r\n - Nunca pratique atividade física em jejum: coma algo leve, como uma fruta ou um iogurte.
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\r\n Não se esqueça: correr bem e sem lesões exige uma boa preparação muscular e treinos específicos. Conte sempre com a orientação de um bom profissional de educação física e de um médico especializado em medicina do esporte ou ortopedista.
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\r\n Por: AgComunicado
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