Cuide dos seus pés!

15/09/2011 - 00:00:00 | 151

Não usar o mesmo calçado todos os dias, hidratar e esfoliar a pele ou um bom “escalda – pés” são dicas valiosas para mantê-los saudáveis

\r\n Na maior parte do tempo, não nos lembramos muito deles, a não ser quando levamos uma pancada no jogo de futebol ou quando os torcemos ao atravessar uma rua. E usar uma “bota” de gesso não é nada agradável. É claro que os pés merecem mais atenção, pois sustentam todo o peso do nosso corpo, permitem nos deslocar de um lugar a outro, praticar esportes, dançar, subir e descer escadas, sentar ou levantar. Preste atenção nas dicas abaixo, especialmente selecionadas para cuidar bem dos seus pés, afinal, eles merecem!
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\r\n Água e sabão. Devemos começar cuidando da higiene dos pés. Durante o banho é preciso lembrar de lavar a região entre os dedos com sabonete e, depois de sair do chuveiro, secar muito bem com uma toalha ou papel absorvente. Até o secador de cabelos é bem vindo para esta tarefa. Essa simples atitude pode evitar a desagradável micose, que ataca tanto a pele como as unhas.
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\r\n Hidratantes. O uso do creme hidratante não se restringe à pele do corpo, mas também aos pés. Uma boa hidratação com cremes à base de ureia e óleo de gergelim evitam o ressecamento e rachaduras. Usar um esfoliante é o ideal para a remoção das células mortas - basta uma vez por semana.
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\r\n Calçados cômodos. Sapatos apertados são um veneno para os pés. O tipo de salto, a modelagem e o material usado na sua construção podem provocar deformações anatômicas permanentes, como joanetes,  na musculatura das coxas e na curvatura lombar, além de facilitar a formação de bolhas, calos e unhas encravadas. O calçado certo tem que se ajustar de forma correta tanto no comprimento como na largura. Os dedos devem se movimentar dentro dos sapatos. Quanto ao tipo de sola, a flexível é a mais indicada. As mulheres que não dispensam o salto alto, o ideal é escolher modelos com plataforma e bico mais largo. Quanto ao material, opte por um calçado fabricado com material macio, mas não mole, e com forro de tecido.
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\r\n Meias. De preferência, devem ser de algodão, pois absorvem melhor a transpiração, protegendo das micoses e fungos causadores do “chulé”.
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\r\n “Escalda pés” e massagem. Nada mais relaxante que deixar os pés de molho em uma bacia com água morna, no final do dia. Dez minutos são suficientes, uma ou duas vezes por semana. Você pode misturar à água um pouco de vinagre (para cada litro de água, meio copo de vinagre). Depois de secos, uma massagem com óleo de amêndoas ou creme hidratante é uma delícia. Melhor que isso, só uma massagem com uma bola de tênis na sola do pé, fazendo movimentos circulares. O relax é imediato!
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\r\n Cuidados com as unhas. Procure cortá-las – ou lixá-las – a cada quinze dias, preferencialmente, depois do banho. Quanto ao formato, o ideal é deixá-las retas nas extremidades para evitar que encravem.  Não tire a cutícula, pois ela protege a unha contra bactérias e fungos. Empurrá-la para trás com delicadeza é suficiente.
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\r\n Protetor solar. Esta dica não vale apenas para os surfistas, mas para todos os que curtem os dias ensolarados na praia. Use filtro solar nos pés para evitar o ressecamento e como forma de prevenir o câncer de pele.
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\r\n Por: AgComunicado
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