Descoberto novo tipo de colesterol prejudicial à saúde

13/06/2011 - 00:00:00 | 124

Forma mais nociva do colesterol foi detectada por cientistas ingleses

\r\n O LDL é conhecido como “colesterol ruim”. Ele se instala nas paredes dos vasos sanguíneos, obstruindo a passagem do sangue. Tal obstrução leva a um problema de pouca irrigação sanguínea, que pode levar ao infarto do miocárdio quando a interrupção ocorre no coração. Quando a interrupção ocorre em um vaso localizado no cérebro, há maior risco de AVC (acidente vascular cerebral).
\r\n  
\r\n Agora, cientistas ingleses da Universidade de Warwick descobriram uma forma de LDL com ação ainda mais prejudicial ao organismo. O trabalho foi patrocinado pela Associação Britânica para o Coração e mostrou que a formação desse gênero de colesterol se dá quando o LDL passa por um processo no qual as moléculas derivadas do açúcar unem-se a ele. Nesse momento exato, o LDL muda de formato e é essa alteração, que expõe partes da superfície do LDL, que adere mais à parede dos vasos sanguíneos que o LDL original.
\r\n
\r\n Os pesquisadores concluíram que esse novo LDL adere com mais facilidade às paredes das artérias, deixando o acúmulo de gordura mais intenso. Esse seria um dos motivos pelos quais os diabéticos são mais vulneráveis ao AVC (acidente vascular cerebral). Nos portadores de diabetes, a concentração molecular derivada do açúcar e que muda a forma do LDL é de duas a cinco vezes maior que em pessoas não diabéticas. Os pesquisadores também supõem que os diabéticos apresentem taxas maiores desse colesterol e que pessoas idosas também são mais vulneráveis a ele.
\r\n
\r\n Ainda não foi desenvolvida nenhuma medicação específica para tratar esse “novo” tipo de colesterol e nem existe nenhum exame diagnóstico. Até agora, a única forma de proteção contra essa formação de colesterol ruim é a adoção de uma alimentação equilibrada, evitando a ingestão de gorduras e açúcares.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos