Descubra o que não pode faltar na sua alimentação!

27/06/2011 - 00:00:00 | 119

Pesquisa comprava a eficácia dos carboidratos na conquista do corpo ideal

\r\n Uma alimentação saudável não dispensa muita água e uma boa variedade de frutas, verduras e legumes, grãos integrais, gorduras “do bem”, proteínas e carboidratos. Sim, os carboidratos (ou hidratos de carbono) são aliados indispensáveis no cardápio diário, pois nos dão energia para as atividades. E quando a equação calorias ingeridas versus gasto calórico está equilibrada, eles não nos fazem engordar. Já uma escolha inadequada dos alimentos pode render não apenas quilos indesejáveis, como também problemas de saúde causados pela carência nutricional. O cardápio precisa incluir todos os tipos de vitaminas e minerais.
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\r\n Simples ou complexos, os carboidratos têm funções distintas no organismo. Os carboidratos simples são os encontrados no leite, nas frutas e nos doces em geral. Eles contém mais glicose e são de rápida digestão. A fome volta mais rápido, também. As frutas, por serem ricas em nutrientes e fibras, , são opções melhores em relação aos doces ultra calóricos e recheados de açúcar e gorduras saturadas.
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\r\n Os carboidratos complexos dão maior saciedade por terem digestão mais demorada. Eles são achados nos cereais, pães e massas. É uma ótima ideia optar pela versão integral, por ter mais fibras.
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\r\n Confira alguns alimentos que proporcionam energia e proteção redobrada ao organismo:
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\r\n - Pão, espinafre, batata, couve-flor, nabo e cereais – Segundo a universidade de Harvard, uma dieta pobre em carboidratos pode afetar diretamente a saúde das artérias, aumentando em 15% a possibilidade de desenvolver aterosclerose, um processo inflamatório causado pela formação de placas de gordura nas paredes das artérias, e que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.
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\r\n - Tofu, leite de soja, semente de girassol, gergelim, cogumelo, batata, arroz integral, lentilha – O ácido glutâmico presente nas proteínas de origem vegetal é um dos micronutrientes capazes de controlar a pressão arterial.
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\r\n - Chocolate amargo, vinho e sementes – O consumo dos flavonoides presentes nestes alimentos, pode retardar em até 8% a oxidação do mau colesterol.
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\r\n - Leite, salmão, ovos – A vitamina D contida nestes alimentos auxilia na proteção da massa óssea, diminuindo o risco de fraturas e de desenvolvimento da osteoporose.
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\r\n Por: AgComunicado

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