Deslizando sobre as águas

23/01/2012 - 00:00:00 | 138

Esqui aquático combina equilíbrio, força física, destreza e técnica

\r\n Em um país tropical bonito por natureza, com um extenso litoral, sol e calor quase o ano todo, os esportes aquáticos encontram o verdadeiro paraíso.  Que o digam os praticantes do esqui aquático. São várias as lendas sobre a origem deste esporte, porém, a mais aceita remete a uma performance um tanto “desastrosa” de um esquiador suíço, que finalizou a descida de uma montanha gelada nas águas de um lago. Surgia, assim, o esqui aquático. Daí, foi um passo adaptar uma corda a um barco para "puxar" os esquiador sobre a água, seja no mar, lagoas, rios ou represas.  
\r\n
\r\n Nas década de 1940/50 os primeiros esquis de madeira apareceram no Brasil, trazidos pela alta sociedade paulistana, diretamente dos Estados Unidos. Naquela época, esquiava-se sempre com um pé em cada esqui, e a ousadia dos esquiadores limitava-se à algumas "acrobacias", como tímidos saltos, esquiar agachado ou tirar um esqui para fora d’água. Apenas nos anos de 1960 o esqui aquático passou a ser praticado como o conhecemos hoje.
\r\n
\r\n Entre as modalidades competitivas, estão o Slalom, onde o esquiador se equilibra sobre um só esqui, colocando um pé atrás do outro e realizando movimentos em "zigue-zague" ao redor de boias; no Salto de Rampa o esquiador realiza saltos em distância, usando dois esquis especiais, construídos com material leve e resistente; Truques, modalidade mais técnica e difícil, exige do esquiador a realização de diversas manobras, como saltos, giros, shoppings, cambalhotas, etc, em tempo reduzido, usando um pequeno esqui sem quilhas, onde estão atados os dois pés.
\r\n
\r\n O esqui aquático pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha um bom preparo e desempenho físico, além de estar preparada para cair na água diversas vezes até aprender a equilibrar-se. Mas, aos poucos, com paciência e persistência, e com a orientação de um bom professor, o candidato a esquiador aquático vai se familiarizando com os esquis e as manobras.
\r\n No Brasil, o esqui aquático é considerado um esporte competitivo – há mais de 20 anos é realizado o Campeonato Brasileiro, nas modalidades slalom, truques e rampa).
\r\n         
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos