Dieta do Mediterrâneo: uma vida com mais saúde

20/10/2011 - 00:00:00 | 147

É possível viver mais e melhor incluindo o vinho tinto, o azeite de oliva e as nozes na alimentação

\r\n Para quem quer cuidar da saúde e não perder os bons prazeres da mesa, aqui vai uma dica: a dieta do mediterrâneo. Fazem parte deste cardápio o vinho tinto (com moderação), os pães e os queijos. São bem conhecidos os benefícios desta dieta na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e mama. Ela ajuda também a manter o colesterol baixo e a controlar o peso.
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\r\n A Dieta do Mediterrâneo é adotada há mais de quatro mil anos. As civilizações que viviam em regiões que hoje correspondem a países como Espanha, Portugal, Grécia, Itália, França, Iugoslávia, Turquia, Israel, Síria, Egito e Líbano, entre outros, são os precursores. Há décadas os cientistas vêm estudando os motivos que levam à longevidade das populações desses locais. Eles concluíram que o segredo para manter baixas taxas de doenças crônicas e viver por mais tempo está na alimentação.
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\r\n Existem diferenças de uma cultura para outra, mas basicamente compõem esta dieta: o trigo (na fabricação do pão), o azeite de oliva, legumes, verduras, frutas secas e frescas, vinho tinto, queijos, leite, peixes e nozes. Incluir estes alimentos na dieta diária ajuda a ter mais saúde, pois ela é pobre em gorduras saturadas e rica em antioxidantes, vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados, que incluem um tipo em particular de gordura encontrada somente no salmão, atum ou arenque.  
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\r\n E não é preciso ser grego, italiano ou egípcio para adotá-la. Comece a sua dieta com estas dicas:
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\r\n • Substitua o óleo, molhos para salada, manteiga ou margarina pelo azeite de oliva extravirgem.  Se não apreciar este tipo de azeite, pode utilizar também o óleo de canola ou girassol.
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\r\n • Consuma vegetais verdes, pois são ricos em antioxidantes.
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\r\n • No lugar do pão branco e das massas, opte por grãos inteiros e cereais ricos em fibras.
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\r\n • Substitua a carne vermelha pela de ave e, principalmente, peixe, rico em proteínas e ômega 3. De preferência, prepare estas carnes cozidas ou grelhadas, e não fritas.
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\r\n • É possível comer carne vermelha, mas apenas uma vez por semana.
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\r\n • Descubra os sabor dos legumes e das frutas secas.  
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\r\n • Iogurte e queijo são fontes importantes de cálcio, mas de preferência, magros.
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\r\n • Beba água, no mínimo, seis copos por dia. Uma taça de vinho tinto por dia ajuda na circulação (deve ser consumido com moderação para ter efeitos positivos; quem toma certos medicamentos, tem hepatite ou tendência ao alcoolismo não deve consumi-lo).
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\r\n • Para os amantes dos doces, a dieta do mediterrâneo permite saborear um doce  com farinha integral (exemplo: torta de banana) uma vez por semana.  
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\r\n Por: AgComunicado
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