Dieta ortomolecular: o organismo em perfeito equilíbrio

19/09/2011 - 00:00:00 | 114

Reeducação alimentar é a base desta dieta que ajuda no combate aos radicais livres

\r\n A máxima “você é o que você come” encontra na dieta molecular a mais perfeita tradução. Baseada na medicina ortomolecular, a dieta que leva este nome tem como finalidade equilibrar o organismo quimicamente, ou seja, corrige a falta ou excesso de vitaminas, ácidos graxos (gorduras) essenciais e sais minerais. O combate aos radicais livres está entre suas principais metas, supostamente atrasando o envelhecimento e o desgaste orgânico.
\r\n
\r\n Quando em acúmulo no organismo, os radicais livres produzem um desgaste celular que pode provocar a morte da mesma. O alcoolismo, o tabagismo, o consumo de frituras e gorduras saturadas, a baixa taxa de alimentos antioxidantes e o estresse provocam um acúmulo de radicais livres, deixando o organismo à mercê de diversas infecções e doenças, como câncer, artrite, doenças autoimunes, vasculares etc..
\r\n
\r\n Os alimentos antioxidantes, compostos por vitaminas, minerais, aminoácidos e algumas enzimas e hormônios, impedem a formação e propagação dos radicais livres, neutralizam os que já se formaram e participam da formação dos antioxidantes sintetizados pelo organismo.
\r\n
\r\n Consumir alimentos ricos em antioxidantes é um dos princípios da alimentação ortomolecular, assim como comer uma parte dos alimentos crus ou cozidos ao vapor,
\r\n vegetais sem agrotóxicos, sucos naturais, carnes magras e brancas, grãos e cereais integrais. E beber muita água! Entre os alimentos a evitar estão as frituras, margarinas, molhos prontos industrializados, refrigerantes, embutidos, carne vermelha, de porco ou em conserva, enlatados, açúcar branco e cafeína.
\r\n
\r\n Esta dieta traz muitos benefícios ao organismo: melhora a disposição geral, a função sexual e cardiovascular, além de colaborar no emagrecimento e ajudar a manter um peso saudável. Vitalidade, disposição e energia estão os seus principais benefícios. Além da perda de peso, são visíveis as vantagens para ter um visual saudável, como cabelos bonitos e brilhantes, unhas fortes e pele viçosa. Deve somar-se a esta dieta a prática de exercícios para alcançar resultados ainda melhores.  
\r\n
\r\n Toda dieta deve ter o acompanhamento de um médico. Caberá a ele solicitar exames laboratoriais para avaliar corretamente a concentração de vitaminas e minerais no organismo. Somente depois desta avaliação é que a nutricionista poderá elaborar um plano alimentar personalizado: na dieta ortomolecular cada pessoa recebe uma orientação diferente, de acordo com as suas necessidades.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado
\r\n       

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos