Dietas de emagrecimento devem ser aliadas à prática de exercícios

22/07/2011 - 00:00:00 | 108

Se o emagrecimento for rápido, o sedentarismo pode trazer problemas

\r\n Quando o assunto é emagrecer, as pessoas costumam buscar resultados rápidos. Alguém quem quer emagrecer gradualmente nos próximos 12 meses? É o ideal, pois a ideia é perder peso, não a saúde. No entanto, as dietas que prometem resultados rápidos são tentadoras. E também arriscadas. Perder peso muito depressa sem praticar exercícios físicos leva à perda de massa muscular (massa magra), ao invés de massa gorda.
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\r\n O processo de emagrecimento envolve diversos fatores: idade, peso inicial, IMC (índice de massa corporal), estilo de vida e metabolismo basal. Duas pessoas pessoas podem fazer a mesma dieta e obter resultados diferentes. Não há uma quantidade de peso ideal para se perder em uma semana ou um mês, já que o organismo de cada pessoa reage de maneira diferente. Em geral, adotar dietas extremistas ou praticar exercícios físicos intensos sem estar pronto para isso fisicamente traz resultados controversos.
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\r\n O emagrecimento rápido pode gerar problemas como flacidez da pele, perda de vitalidade, desnutrição e decréscimo da musculatura em geral. Os músculos queimam uma quantidade maior de calorias que as gorduras e, ao perdemos massa muscular, ocorre o chamado efeito “platô”, no qual o peso fica estagnado. Ao perdemos massa magra, automaticamente atingimos os músculos esqueléticos que sustentam a coluna vertebral, o que pode ocasionar dores. Por isso é importante aliar a prática de exercícios físicos às dietas de emagrecimento. As atividades fortalecem a musculatura e previnem as dores.
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\r\n Fazer exercícios intensos não é a opção mais saudável, pois os músculos podem não estar  preparados para a sobrecarga. Para se obter resultados mais definitivos, a pessoa deve respeitar os limites próprio do corpo e contar com orientações de profissionais de educação física e nutrição.
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\r\n As dietas de emagrecimento somadas à prática de esportes ou programa de exercícios ajudam a evitar o temido efeito sanfona e ainda proporcionam um estilo de vida mais saudável. Para os iniciantes, o ideal é começar com caminhadas regulares de 40 a 50 minutos, três vezes por semana.
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\r\n Por: AgComunicado

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