Dores nas costas, nunca mais

26/07/2011 - 00:00:00 | 115

Para combatê-las, é fundamental cuidar da postura e praticar exercícios\r\n

\r\n Você sabia que existe um grupo de músculos responsável por proteger a nossa coluna? Um deles, por exemplo, que vai do abdômen até as costas, tem o formato de uma cinta que, literalmente, envolve toda a nossa cintura. Pois é vital fortalecer essa musculatura  com exercícios físicos – assim, ela pode exercer a sua função protetora de maneira eficaz, afastando doenças como a hérnia de disco, lombalgia, artrose, cervicalgia, entre outras.
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\r\n Durante a maior parte do dia, seja no trabalho, em casa ou até no trânsito, adotamos posturas erradas que prejudicam a coluna e provocam as terríveis dores nas costas, que não são hoje exclusivas de adultos com mais de 45 anos, e também afetam jovens e crianças.
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\r\n Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de 5,3 milhões de pessoas no país que sofrem com problemas lombares.  Para não fazer parte do índice de 80% da população mundial que terá, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), dores nas costas pelo menos uma vez na vida, adote as recomendações da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna que, em parceria com o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), lançaram o Guia de Postura Dr. Coluna.
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\r\n Abaixo, algumas dicas encontradas neste guia para melhorar a saúde:
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\r\n Em casa, na cozinha, ao preparar as refeições, tente manter a coluna reta. Contraia os músculos do abdômen e mantenha um dos pés apoiado em um banquinho;
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\r\n Procure sempre dormir de lado, nunca de bruços. Utilize um travesseiro entre os joelhos, o que ajuda a manter a coluna alinhada, e um travesseiro baixo sob a cabeça;
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\r\n No escritório, em frente ao computador, verifique se o monitor está na altura dos seus olhos e apoie os pés em um banquinho. Os cotovelos devem estar apoiados sobre a mesa, ao escrever no teclado;
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\r\n No carro, ao dirigir, acostume-se a usar uma pequena almofada para acomodar melhor a coluna lombar. Não se curve sobre o volante. Procure manter a postura ereta e os braços levemente flexionados.
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\r\n Por: AgComunicado

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