Entenda porque as mulheres ficam bêbadas mais rapidamente

23/03/2011 - 00:00:00 | 148

Entenda como ocorre o metabolismo do álcool no organismo

\r\n É possível notar que o homem leva mais tempo para sentir o efeito do álcool. O que acontece não é apenas causado por uma falta de costume de beber. O organismo de homens e mulheres de fato reage de formas diferentes à presença do álcool. Há algumas enzimas e cofatores que são utilizados na digestão do álcool que estão presentes em maior quantidade no corpo dos homens do que no das mulheres. 

\r\n

\r\n De acordo com dados do Observatório Brasileiro de Informações sobre as Drogas (Obid), do Ministério da Justiça, as mulheres, quando bebem, apresentam maiores concentrações de álcool no sangue do que os homens por causa da maior proporção de gordura em relação à proporção de água no corpo. 

\r\n

\r\n A resposta à ingestão de bebidas alcoólicas também é diferente entre os sexos por variações na organização cerebral e ação de substâncias neuroesteroides. Esta maior vulnerabilidade explica porque a dependência ao álcool e os problemas físicos associados progridem mais rápido em mulheres. 

\r\n

\r\n Ao ingerir bebidas alcoólicas, o corpo reage para metabolizá-lo e eliminá-lo do organismo,. Cerca de 2 a 10% da quantidade de álcool ingerida são eliminadas pelos rins e pulmões, e o restante é oxidado no fígado, que contém a maior quantidade de enzimas capazes de metabolizá-lo. Quantidades mínimas da bebida podem ser oxidadas no estômago. 

\r\n

\r\n A quantidade de bebida ingerida também reflete no tempo que o corpo vai levar para tratar o etanol no corpo e também nos efeitos que o organismo vai encontrar pelo caminho: a famosa ressaca. Alguns dos sintomas da ressaca aparecem por causa da transformação do etanol em acetaldeído pelas enzimas responsáveis pela digestão do álcool.  

\r\n

\r\n Para minimizar o efeito da bebida alcoólica, o ideal é ingerir bastante água e se alimentar. É importante lembrar também que o álcool engorda e deve ser consumido moderadamente.

\r\n

\r\n Autor:  Agência Comunicado

\r\n

\r\n Fonte:  Terra

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos