Frutas e leguminosas melhoram a saúde em geral

04/08/2011 - 00:00:00 | 136

Ricos em vitaminas e minerais, esses alimentos ajudam a repor as energias e prevenir doenças

\r\n Um dos modos mais fáceis de se melhorar a saúde e sentir mais vitalidade rapidamente é adicionar frutas, verduras e legumes ao cardápio. Além de serem nutritivos e baratos, esses alimentos são bastante eficazes em dietas para atletas e esportistas e para qualquer outra pessoa interessada em manter a saúde em alta.
\r\n
\r\n As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares, dentre outras substâncias importantes  para prevenir doenças. Elas ajudam a repor as energias e algumas aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa sinta menos fome. Saiba quais são os benefícios proporcionados por algumas delas:
\r\n
\r\n Limão: rico em vitamina C, é eficaz na prevenção de resfriados e favorece a circulação sanguínea;
\r\n Uva: previne doenças como o câncer e reduz os níveis de colesterol no sangue; atua na regeneração do organismo e ajuda a eliminar a anemia e a fadiga;
\r\n Banana: a combinação de fibras, frutose, sacarose e glicose, tornam essa fruta uma ótima fonte energia. Por isso, ajuda no combate à fadiga. A fruta reduz a pressão arterial, combate a anemia e por ser rica em potássio, um mineral importante no controle dos batimentos cardíacos, facilita a passagem do oxigênio para o cérebro, equilibrando a repartição de água no organismo.
\r\n
\r\n Dentre todos os produtos vegetais, as leguminosas são consideradas as melhores fontes de proteína. Com cerca de 20 a 25% de proteínas vegetais, elas apresentam baixo teor de gordura e podem ser uma boa opção para incrementar o cardápio. Por serem ricas em fibras solúveis e insolúveis, elas reduzem os níveis de colesterol e melhoram o funcionamento do intestino.
\r\n
\r\n Embora algumas pessoas acreditem que apenas legumes como a cenoura, batata, beterraba integrem a família das leguminosas, os grãos, como o feijão, a soja e a ervilha, também podem ser considerados leguminosas.
\r\n
\r\n Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que grande parte da população brasileira – cerca de 90% – consome uma quantidade de frutas e leguminosas inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos