Gelatina: pele firme, ossos fortes e cicatrização mais rápida

19/10/2011 - 00:00:00 | 125

Estes são os benefícios de uma das sobremesas favoritas das crianças

\r\n O sabor lembra a infância, mas também pode remeter àqueles dias em que estivemos doentes. Afinal, é a sobremesa preferida nos hospitais! Ou então quando estamos em época de dieta, para perder peso. A gelatina, seja em folhas ou em pó, natural ou com sabor, tem propriedades importantes para a saúde, tanto de adultos como crianças, desde que consumida com moderação.
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\r\n A gelatina vem do colágeno que está presente nos ossos e no couro dos animais, e possui nove dos dez aminoácidos essenciais ao organismo humano. Os aminoácidos ajudam na formação das proteínas, sendo o colágeno a mais famosa – e abundante - delas.
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\r\n Rica em proteínas, portanto, a gelatina fortalece os ossos e ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose e a artrose – isso porque ela impede a deformação dos tecidos que constituem a estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões. Ajuda, ainda, a diminuir os níveis de colesterol no sangue, triglicérides e glicemia. Não contém gordura, nem colesterol ou carboidratos, sendo ideal para quem está de dieta.
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\r\n Estudos médicos recomendam que a ingestão diária de cerca de 10g – o que corresponde a uma colher de sopa rasa – ajuda a manter a pele mais firme, retardando os efeitos da perda de colágeno que sofremos com o avanço da idade.
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\r\n Há outros benefícios, porém, que podem ser conquistados com a inclusão da gelatina no cardápio, como o fortalecimento e reforço de estruturas ósseas e articulações, auxiliando na prevenção de lesões ou ajudando na recuperação dessas possíveis lesões. Por ter propriedades cicatrizantes, é ótima para quem passou por alguma cirurgia e está se recuperando. Entendeu agora porque é a sobremesa preferida nos hospitais?
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\r\n Encontrada em diversas opções de cores e sabores: uva, limão, abacaxi ou frutas cítricas...há para todos os gostos! Mas opte pelas sem açúcar - diet, zero açúcar ou então adoçadas com stevia. Sem sabor, é mais fácil encontrá-las em forma de folhas. E ainda em cápsulas. Mas a desvantagem desta opção é que é preciso ingerir 20 cápsulas para obter a quantidade mínima necessária para o organismo.
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\r\n Dois potinhos de gelatina por dia, ou então uma colher de sopa de gelatina em pó batida no liquidificador com um pote de iogurte bastam para manter as doses ideais de colágeno no organismo.
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\r\n Quanto às crianças, o indicado é que só comecem a comer este produto a partir de um ano de idade, e não antes disso. Por possuir corante, pode desencadear alguma reação alérgica. Os pediatras recomendam consumir a gelatina sem sabor (em folhas) misturada ao suco de frutas naturais. É mais saudável e nutritivo.
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\r\n Por: AgComunicado
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