Guia lançado nos Estados Unidos traz dicas de como se alimentar melhor

11/05/2011 - 00:00:00 | 94

maior recomendação é que os americanos consumam mais leite

Autor:  Agência Comunicado

\r\n

Fonte:  Portal Expresso MT 

\r\n

Com o objetivo de ser utilizado pelo poder público e pelos profissionais da saúde, os Estados Unidos fizeram um estudo que estabelece as metas de consumo de cada um dos grupos de alimentos, além de orientar como melhorar a alimentação das pessoas e, consequentemente, reduzir a obesidade. O guia alimentar foi produzido pelos Departamentos de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos norte-americanos a fim de incentivar o consumo saudável de alimentos. Ele é dividido em três tópicos: balanceamento de calorias, aumento de consumo e redução de consumo. A lista também traz considerações sobre as escolhas alimentares.  

\r\n

Um ponto que ganhou destaque foi a recomendação de aumento no consumo de derivados do leite com baixa porcentagem de gordura. A média de consumo destes derivados na população americana é de uma porção e meia; já a recomendação do guia é de três porções para adultos. São consideradas porções, por exemplo: 250 ml de leite desnatado, 200g de iogurte light ou 40g de queijo com baixa porcentagem de gordura. 

\r\n

O manual reforça o cálcio como um nutriente importante para a saúde óssea e que contribui para o sistema nervoso, vasos sanguíneos e movimento muscular. Com baixa massa óssea, o indivíduo é mais propenso a ter osteoporose ou outras fraturas. O Guia destaca que crianças à partir de nove anos até a adolescência, mulheres adultas e adultos em geral com idade à partir de 51 anos devem estar ainda mais atentos às recomendações. 

\r\n

Diminuir o consumo diário de gorduras saturadas e sólidas para 10% do total de calorias e de sódio para menos de 2.300 mg também são tópicos importantes do Guia Alimentar. Preencher metade do prato com legumes e vegetais coloridos – verdes escuros, vermelhos e alaranjados –, ingerir cereais integrais e proteínas saudáveis (peixe) três vezes por semana e beber água no lugar de bebidas açucaradas são outras recomendações relevantes. 

\r\n

Para as pessoas que estão acima do peso ou obesas, o ideal é controlar a ingestão calórica total para gerenciar o peso corporal. Isso significa consumir menos calorias, aumentar a atividade física e reduzir o tempo gasto em comportamentos sedentários.

\r\n

 



  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos