Herança africana

03/01/2012 - 23:00:00 | 119

Capoeira desenvolve a coordenação motora, agilidade e alivia o estresse

\r\n Para alguns, é uma luta. Para outros, uma dança. Os entendidos definem a capoeira como uma sequência de perguntas e respostas, onde não há confronto, nem vencedores ou vencidos. Trata-se de um jogo, através do qual o capoeirista mostra a sua agilidade, concentração, domínio sobre os movimentos e o próprio corpo.
\r\n
\r\n Proibida até a década de 1930, hoje a capoeira é considerada um esporte nacional. Surgiu no século XVI, quando o Brasil era ainda colônia de Portugal, como uma forma de proteção dos escravos africanos contra a violência dos senhores de engenho, mas também como maneira de manter sua cultura e costumes. As lutas costumavam ocorrer em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão - daí o nome desta arte-luta.
\r\n
\r\n Existem três estilos de capoeira que se diferenciam basicamente pelo movimentos e acompanhamento musical: a capoeira angola, criada na época da escravidão, marcada pelo ritmo musical lento, golpes mais baixos, próximos ao solo, e muita malícia; a capoeira regional, que mescla a malícia da capoeira angola com golpes rápidos e secos, exigindo maior agilidade, ao som do berimbau; e a capoeira contemporânea, a mais praticada atualmente, que une elementos destes dois estilos.
\r\n
\r\n Entre os principais benefícios deste esporte estão a melhora da saúde e o aprimoramento do desempenho muscular. A capoeira também propicia:
\r\n O desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora,
\r\n Noções de espaço, tempo, ritmo e música,
\r\n Alívio da tensão e do estresse,
\r\n Reflexos mais rápidos,
\r\n Maior agilidade, força e flexibilidade,
\r\n Desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório e da musculatura,
\r\n Libera as emoções, ensina a ter maior domínio da agressividade e autocontrole,
\r\n Melhora da autoestima e maior segurança.
\r\n
\r\n Segundo os praticantes deste esporte, uma hora de capoeira permite gastar até 800 Kcal. Porém, quem tem problemas de coluna não deve praticá-la, somente  com autorização e acompanhamento médico.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos