Idosos dormem menos mas podem focar na qualidade do sono

16/05/2011 - 00:00:00 | 126

Queda na qualidade do descanso pode indicar doenças

\r\n Os idosos costumam dormir cerca de duas horas a menos que os adultos. As alterações no sono são normais e vão ocorrendo junto com o passar dos anos. Os bebês, as crianças, os adultos e os idosos dormem de formas diferentes. A quantidade de horas dormidas e a qualidade do sono mudam conforme envelhecemos. O sono fica mais fragmentado. Se um bebê que acaba de nascer precisa dormir até 16 horas em um único dia, os mais velhos precisam de apenas 6 horas de sono.
\r\n
\r\n Engana-se quem pensa que conforme vamos ficando mais velhos, dormimos mal. A necessidade de  horas de sono vai realmente diminuindo, mas a perda da qualidade não é natural. As pessoas precisam cuidar da qualidade de seu sono.
\r\n
\r\n Para evitar a insônia, precisamos estar tranquilos com relação à vida. Preocupação em demasia faz qualquer um de revirar na cama antes de dormir. Caso necessário, deve-se procurar a ajuda de um psicólogo para que busquemos mais qualidade de vida, em vigília e à noite. É como se fosse uma higiene mental. Precisamos estar com as emoções em dia para dormirmos bem.
\r\n
\r\n Há uma série de circunstâncias relacionadas a diferentes doenças, como as dores da artrose e das fibromialgias, por exemplo, que podem atrapalhar na hora de pegar no sono.  Por isso, tratar essas doenças adequadamente é fundamental.
\r\n
\r\n Dormir bem, na quantidade necessária, está totalmente relacionado à qualidade de vida. Distúrbios do sono podem causar depressão, derrame e aumento de pressão em pessoas idosas. Quem tem distúrbio de sono costuma sofrer de sonolência durante o dia, memória ruim e sensação de cansaço.
\r\n
\r\n Quanto à causa da redução do sono na terceira idade, não se sabe exatamente a causa exata. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo teve um resultado preliminar divulgado. Descobriu-se que os nonagenários em geral dormem menos, mas têm um sono mais pesado.
\r\n
\r\n Fonte: Gazeta de Curitiba

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos