Idosos sofrem para largar o cigarro

01/03/2011 - 00:00:00 | 116

Para conseguir largar o vício, é importante ter estratégias para driblar a ansiedade

Uma recente pesquisa conduzida por cientistas brasileiros da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) avaliou os hábitos de mais de 140 mil idosos de diferentes países, inclusive do Brasil. O estudo revelou que 13,5% dos idosos têm o hábito de fumar e que a prevalência do tabagismo em idosos é maior entre os homens (22,5%) do que entre as mulheres (8,7%). São taxas são relativamente altas.

De acordo com especialistas, as pessoas mais velhas viveram períodos em que o cigarro era valorizado ou glamourizado. Infelizmente, muitos desses pacientes são resistentes à ideia de parar de fumar e acreditam que não conseguirão abandonar o vício.

\r\n

Vale a pena parar de fumar em uma idade avançada?

\r\n

Sim, largar o vício faz bem e traz benefícios à saúde em qualquer idade. 

\r\n

Pare de fumar!

Não importa a idade: largar o cigarro traz benefícios imediatos, especialmente para quem fuma há muito tempo. Ao parar de fumar, os sintomas clínicos do tabagismo como tosse e falta de ar diminuem consideravelmente. A qualidade de vida e o paladar melhoram, e doenças crônicas como a pressão alta (hipertensão) ficam mais fáceis de serem controladas.

Para que os benefícios e as chances de controlar doenças sejam maiores, é importante parar de fumar o quanto antes, até porque o hábito de fumar é ainda mais preocupante em idosos, já que eles passaram mais tempo expostos ao cigarro.

Atualmente há muitos medicamentos que auxiliam as pessoas a parar de fumar sem tanto sofrimento. A irritação e a ansiedade são sintomas passageiros e controláveis, inclusive com calmantes naturais à base de passiflora, por exemplo.

\r\n

Fonte: Agência Comunicado



  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos