Incluir peixes na dieta diminui risco de desenvolvimento da degeneração macular nos olhos

29/03/2011 - 00:00:00 | 90

É o que aponta um recente estudo feito pela Universidade de Harvard com mais de 39 mil mulheres

Um recente estudo indica uma boa razão para incluir o peixe na dieta. Mulheres que adotaram uma alimentação rica em ácidos graxos ômega 3, encontrado nos peixes, tiveram um risco expressivamente menor de desenvolver a doença de degeneração macular, que está relacionada à idade e que causa a perda da visão na velhice. 

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O estudo relacionado à saúde feminina foi conduzido pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Os pesquisadores acompanharam 39.876 mulheres na meia-idade. Eles pediam às participantes para responder perguntas detalhadas sobre a frequência alimentar no começo da pesquisa, em 1993. Após acompanhá-las por uma década, o estudo apontou que 235 das mulheres haviam desenvolvido a doença. 
 
Uma análise feita nos Arquivos de Oftalmologia mostrou que as mulheres que declararam ter comido uma ou mais porções de peixe por semana tinham risco 42% menor de desenvolver a degeneração macular relacionada à idade do que aquelas que comiam peixe esporadicamente (uma vez por mês). Os pesquisadores ajustaram os dados para neutralizar outros fatores ligados à doença, como o tabagismo.  

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O estudo apontou que atum enlatado e peixes de carne escura, como cavala, salmão, sardinha, anchova e espadarte, são os que oferecem mais benefícios à saúde ocular. Os cientistas acreditam que há processos inflamatórios envolvidos na degeneração macular e que os ácidos graxos como o ômega 3 têm efeito anti-inflamatório.  

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Outras pesquisas – Pesquisa feita com 22 mil homens pelo Physician's Health Study (Estudo da Saúde dos Médicos Americanos) descobriu que as pessoas com os maiores níveis de ômega-3 no sangue corriam menor risco de ter morte súbita. E uma pesquisa conduzida pelo Nurse's Health Study (Estudo da Saúde de Enfermeiras Americanas), realizado com 85 mil mulheres, descobriu que duas a quatro porções de peixe por semana reduz em cerca de 33% o risco de doenças do coração.

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Autor:  Agência Comunicado

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Fontes: Veja/ How stuff works



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