Lecitina de soja regula os níveis de colesterol no sangue

29/04/2011 - 00:00:00 | 122

Fitoterápico reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL)

Autor:  Agência Comunicado 

\r\n

O colesterol é uma substância vital ao organismo humano, apesar de frequentemente ser visto como uma ameaça. Ele participa da produção dos hormônios sexuais e suprarrenais, da síntese da vitamina D e do funcionamento das funções naturais das membranas celulares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), uma taxa de “colesterol ruim” de até 200 miligramas por decilitro de sangue é considerada normal. Se a taxa estiver entre 200 mg e 240 mg/decilitro, ela é classificada como intermediária. Taxas acima disso indicam mau colesterol em excesso, o que pode ocasionar vários problemas à saúde. 

\r\n

Quando o colesterol se acumula na parede das artérias, ele forma placas que dificultam a circulação do sangue. Isso se chama aterosclerose. Se o problema ocorrer nas artérias coronárias, a diminuição de fluxo de sangue pode provocar desde uma angina até um infarto do miocárdio. Além de ser a principal causa de problemas cardíacos, o colesterol alto não prejudica apenas o coração. Se o seu excesso formar placas nas artérias cerebrais, pode ocorrer um acidente vascular. 

\r\n

De acordo com a nutricionista da farmácia online Desejo Saúde, Alessandra Rocha Lopes, o nível de mau colesterol no corpo humano pode ser influenciado pela genética, mas a hereditariedade não é causa isolada do problema. “A alimentação rica em gorduras saturadas e produtos com grande quantidade de colesterol também elevam essa taxa”, ela afirma. Muitos pacientes passam a se preocupar com seu nível de colesterol ruim quando ele se aproxima de 300 mg/decilitro. No entanto, grande parte dos infartos acontece em indivíduos com nível de colesterol ruim entre 200 mg e 240 mg. Portanto, o controle é fundamental. 

\r\n

Na área da fitoterapia, a lecitina de soja é comprovadamente um emulsificante que permite que as gorduras passem pelas paredes arteriais, prevenindo a formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, lecitina de soja aumenta o metabolismo e o transporte das gorduras. Por isso, ela é indicada para ajudar a reduzir o mau colesterol. Na realidade, a  lecitina de soja oferece vários benefícios à saúde, mas o maior deles é essa importante capacidade de regular as taxas de colesterol no sangue. Todos os estudos já realizados com a lecitina de soja comprovaram sua capacidade de combater a hipercolesterolemia e aumentar o “bom colesterol” (HDL). 

\r\n

Outros benefícios – A suplementação com lecitina de soja, de acordo com a orientação médica, traz ainda outras vantagens. Ela melhora a aprendizagem, a memória e a concentração devido à fosfatidilcolina, que eleva a concentração de acetilcolina no cérebro. A lecitina também aumenta a absorção das vitaminas lipossolúveis, e seu teor de fósforo ajuda a diminuir a fadiga e o cansaço.  Como se não bastasse, a lecitina também melhora a saúde da pele, favorecendo a hidratação e melhorando sua elasticidade.



  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos