Ler os rótulos dos alimentos é um hábito inteligente para quem se importa com nutrição

21/03/2011 - 00:00:00 | 79

Pesquisa comprova que esse ato pode ter mais efeito no emagrecimento do que fazer exercício

Ler os rótulos dos alimentos é uma boa estratégia para emagrecer. Uma pesquisa da  Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acaba de comprovar que esse simples ato pode ter mais efeito no emagrecimento do que fazer exercício. A ideia não é largar a academia ou viver com uma calculadora na mão, e sim dar um olhada rápida na composição do alimento, e não apenas na quantidade de calorias, mas também na de gorduras, sódio e fibras. 

\r\n

É sempre bom lembrar que os números expostos são sempre relativos a uma porção menor do que a quantidade total contida no pacote. O cálculo deve ser feito com relação à porção consumida. 

\r\n

Depois de checar as calorias, verifique as gorduras totais. Muitos alimentos diet têm muita gordura para compensar o gosto perdido com a substituição do açúcar. Um bombom diet de 25 gramas, por exemplo, pode conter quase dez de gordura, enquanto a versão tradicional tem sete. Se a pessoa não tem diabetes, pode ser melhor optar pelo que não é diet. Não adianta achar que a versão diet pode ser consumida em excesso. São alimentos ricos em gordura e indicados para quem segue dieta de restrição ao açúcar. 
 
As fibras entram na tabela como um elemento "do bem" e são fundamentais porque aplacam o apetite e ajudam no bom funcionamento do intestino. Elas devem representar 20% do que cada um consome diariamente.  

\r\n

Para finalizar, veja a quantidade de sódio: sal em excesso causa retenção de líquidos, hipertensão e inchaço. Pode ser uma boa ideia comparar os números entre diferentes tipos de um mesmo alimento (queijos, cereais, etc.). Cuidado, por exemplo, com os refrigerantes diet, que exibem “zero calorias” e “zero gorduras”, mas contém 49mg de sódio numa única latinha. 

\r\n

 

\r\n

Autor:  Agência Comunicado

\r\n

Fonte:  Globo Online 



  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos