Menopausa influi no interesse sexual

09/08/2011 - 00:00:00 | 136

Algumas medidas ajudam a melhorar a vida sexual da mulher

\r\n A menopausa representa uma fase na vida de uma mulher em que uma série de alterações ocorrem em seu organismo, com consequências físicas, emocionais e psíquicas. A falta de libido ou desejo sexual é um dos resultados da diminuição na produção de hormônios sexuais pelos ovários. Portanto, a célebre desculpa “estou com dor de cabeça” ganha fundamentação científica quando dada por mulheres entre 48 e 55 anos, quando em geral se inicia a etapa do climatério.   
\r\n
\r\n Os especialistas destacam que a falta de desejo sexual na menopausa pode ser explicada pelas alterações hormonais que acontecem no organismo feminino. Os ovários passam a produzir menos estrogênio, e isso torna as paredes da vagina mais finas e secas. Há diminuição no tamanho do clitóris, os lábios vaginais tornam-se mais finos e até pode ocorrer a perda de pelos púbicos. As relações sexuais vêm acompanhadas de dor e desconforto, e torna-se difícil atingir o orgasmo.
\r\n
\r\n A falta de interesse pelo sexo pode deixar a mulher estressada e propensa a ter desentendimentos com o parceiro. Às vezes, pode se sentir menos feminina ou desejada. Além disso, outros sintomas da menopausa, como dores de cabeça, cansaço, fogachos, mudanças de humor e seios sensíveis também influem na falta de desejo sexual.
\r\n
\r\n Quebrar a rotina ou aderir aos jogos e brinquedos sexuais podem ser uma forma de lidar com o problema.  Há quem indique incrementar a alimentação com peixes, ostras, fígado, nozes, tofu e soja, além de praticar exercícios como yoga, pilates ou alongamento. Dançar também ajuda, como a dança do ventre. A utilização de lubrificantes vaginais durante a relação sexual é uma opção que pode ser conversada com o médico ginecologista. Manter um diálogo franco e aberto com o parceiro também ajuda a obter apoio.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos