Ministério da Saúde diz que estresse e má alimentação podem explicar obesidade

20/04/2011 - 00:00:00 | 79

Brasileiro está mais gordo

\r\n Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que os brasileiros estão cada vez mais gordos. Entre as mulheres, o índice de sobrepeso passou de 38,5% para 44,3% entre 2006 e 2010 e entre os homens, de 47,2% para 52,1%. Má alimentação, sedentarismo e estresse são os principais motivos. 

\r\n

\r\n  
\r\n Segundo endocrinologistas, o crescimento da obesidade tem se dado pelo aumento da ingestão e diminuição do gasto calórico. As pessoas praticam pouca atividade física. Além disso, o estresse pode ser também responsável. Quando uma pessoa está mais estressada, ela come mais. O uso excessivo de computadores e poucas horas de sono são fatores associados. 
\r\n  
\r\n A obesidade é inversamente proporcional ao grau educacional. Quanto melhor o nível de educação, menor o nível de obesidade. O ganho de peso nas classes mais pobres ocorre por causa da busca por alimentos mais calóricos. 
\r\n  
\r\n O governo quer reduzir a quantidade de açúcar, gordura e sal nos alimentos. Essa é uma medida que se for implementada efetivamente, poderá gerar uma mudança na tendência de aumento da obesidade. 
\r\n  
\r\n O controle alimentar é fundamental e ajuda no monitoramento do peso. Se uma pessoa caminha de 30 a 40 minutos, ela gasta de 200 a 300 calorias. Se, ao final, comer um pastel com refrigerante, vai superar a quantidade energética gasta. Ou seja, o importante é esse balanceamento entre as calorias gastas e as ingeridas, sempre lembrando que para a manutenção da saúde, há de se pensar não só em termos calóricos, mas também em qualidade nutricional. 

\r\n

\r\n A obesidade no país também está ligada ao maior consumo de produtos industrializados em detrimento de frutas e legumes.  O feijão é um exemplo. O índice de brasileiros que comem o alimento

\r\n

\r\n Autor:  Agência Comunicado

\r\n

\r\n Fonte:  O Estado de S. Paulo

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos