Musculação para mulheres ajuda a amenizar os sintomas da TPM

15/07/2011 - 00:00:00 | 136

Conheça alguns dos benefícios que a prática traz à saúde feminina

\r\n É cada mais frequente a presença de mulheres nas salas de musculação. O público feminino está mais consciente de que é possível trabalhar os músculos com o objetivo de ganhar uma silhueta definida e ao mesmo tempo delicada. É que ao procurarem as sessões de musculação das academias, a maior parte das mulheres não quer nem ficar muito forte, nem ganhar peso ou engordar. Porém, músculo e gordura são tecidos diferentes. Ganhar músculos gera uma aumento apenas da massa magra.
\r\n
\r\n O tabu de que a musculação para mulheres visa transformá-las em uma montanha de músculos é equivocado. Normalmente as mulheres não produzem quantidades significativas de testosterona, que é o hormônio responsável pelas características masculinas. É ele que determina o grau de desenvolvimento dos músculos e é por isso é que os homens têm mais predisposição para ganhar  musculatura do que as mulheres.
\r\n
\r\n Como o nome sugere, a “musculação” nada mais é do que o treinamento dos músculos, sempre com o auxílio de um profissional de educação física. É ele quem deve determinar a frequência, o número de repetições, séries e cargas envolvidas, para atingir os objetivos do aluno. Praticar musculação ajuda na absorção de cálcio e na resistência dos ossos, reduz os níveis de colesterol, melhora o fluxo sanguíneo e combate a osteoporose.
\r\n
\r\n Outro benefício que a musculação traz para saúde feminina é a melhora nos sintomas da tensão pré-menstrual - TPM. Pesquisas comprovam que de 70% a 90% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM. Na maioria dos casos, ela está relacionada às variação dos níveis de estrógenos e progesterona. Um dos efeitos indesejados dessas alterações é a depressão. Nesses casos, a prática de musculação estimula a produção de hormônios anabólicos e de substâncias como a betaendorfina, que amenizam os sintomas e melhoram o humor.
\r\n  
\r\n A prática de qualquer atividade física promove a liberação da endorfina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar, que perdura por horas. Há também benefícios para a saúde mental, com redução na incidência de problemas psicológicos ou de autoestima.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos