Nicotina pode ajudar no desenvolvimento de novos remédios para emagrecer

10/06/2011 - 00:00:00 | 99

Descoberta mostra que fumantes sentem menos fome

\r\n Abandonar o hábito de fumar costuma significar ganho de peso. Tal ganho até pode ser pequeno e temporário, mas mesmo cientes dos males que o hábito de fumar pode causar à saúde, os fumantes resistem em abandoná-lo por temerem ganhar uns quilinhos a mais.
\r\n
\r\n Recentes pesquisas realizadas por cientistas mostram o motivo disso acontecer. Descobriu-se que a nicotina, presente no tabaco e causadora de dependência, é responsável por uma redução no apetite, ativando um grupo de neurônios na região do hipotálamo (região ligada à saciedade) e sinalizando que o indivíduo já comeu o suficiente. Isso, consequentemente, leva a algum emagrecimento. Os substitutos do cigarro, como por exemplo os chicletes de nicotina, também ativam esses receptores neurais responsáveis pela saciedade e podem ser grandes aliados de quem deseja parar de fumar.
\r\n
\r\n O estudo auxilia na compreensão de que o fumante, em média, é mais magro que o não fumante. Outro beneficio dessa descoberta poderá ser o desenvolvimento de remédios que tratem desordens alimentares ou até mesmo limitem o ganho de peso em indivíduos que abandonam o hábito de fumar. Segundo os cientistas, o entendimento dos mecanismos que estão por trás dos efeitos anoréxicos do hábito de fumar possibilita o desenvolvimento de tratamentos inovadores contra a obesidade.
\r\n
\r\n Porém, os pesquisadores alertam que isso terá que ser feito com muito cuidado, pois a medicação descoberta a partir de substâncias parecidas com a nicotina poderá ser usada em programas de dieta, mas efeitos colaterais devem ser esperados. Há de se avaliar o custo-benefício de um tratamento como esse. É importante salientar que o estudo não defende o hábito de fumar.
\r\n
\r\n O cigarro tem sido cada vez mais repelido pelas pessoas por conta de uma maior conscientização sobre seus efeitos maléficos. Há cada vez menos espaços para o fumante acender seu cigarro e há quem se sinta constrangido por ser fumante diante dos amigos e parentes que desaprovam o vício.
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos