O significado dos alimentos

03/01/2012 - 00:00:00 | 139

Uvas, romãs, arroz, porco...cada qual tem a fama de trazer boas energias

\r\n Na virada do ano, as famílias se reúnem em torno de ceias repletas de pratos deliciosos,  cheios de significados. É a hora de agradecer a Deus pelas bênçãos e mentalizar positivamente para o ano que está por vir. A ceia de Ano Novo traz mensagens que podem ser carregadas por nós durante todo o ano.
\r\n
\r\n Do branco do arroz ao verde das saladas e aos tons pastéis dos molhos e das carnes assadas, é uma fartura de cores e alimentos que representam abundância e felicidade, que desejamos que se repliquem por todo o novo ano. E a cada prato, uma receita, um significado e uma tradição. Confira:
\r\n
\r\n Arroz: simbolo da riqueza, da abundância e da fertilidade. Na Coreia, Japão, Líbano e Dinamarca, as pessoas acreditam que este alimento traz sorte.
\r\n
\r\n Aves: há quem acredite que, pelo fato de “ciscarem para trás”, aves como frango, galinha, peru ou faisão devem ser evitados, pois representariam retrocesso. Por outro lado, há quem não dispensa um chester ou peru na virada do ano, assim como na noite de Natal.
\r\n
\r\n Lentilhas: raramente falta na mesa do brasileiro. Marca presença na mesa dos italianos. Sinaliza boa sorte e riqueza. Segundo a “tradição”, é o primeiro alimento a ser consumido.
\r\n
\r\n Porco e leitão: como sempre andam e fuçam para a frente, representariam prosperidade. O alto teor de gordura de sua carne remete à fartura e riqueza.
\r\n
\r\n Peixe: saudável e leve, este alimento traria boa sorte e fecundidade.
\r\n
\r\n Romã: original do Oriente Médio, esta fruta simbolizaria a fertilidade, o nascimento e a abundância, por ter uma grande quantidade de sementes,. No Brasil, existe uma “crendice” de que é preciso segurar três sementes entre os dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. Em seguida, tais sementes são guardadas dentro da carteira, envoltas em papel branco, durante o ano todo.
\r\n
\r\n Uva: segundo a Bíblia, a videira (que produz a uva) simboliza a sabedoria. As uvas trariam boa sorte - basta comer 12 uvas, cada uma correspondendo a um mês do ano. Para cada uma que comer, a pessoa faz um pedido.
\r\n
\r\n Espumantes/ Champanhe: o novo ano costuma ser recebido com um brinde com esta bebida à base de uvas.
\r\n
\r\n Saúde! Feliz Ano Novo!
\r\n
\r\n Por: AgComunicado

\r\n


  • Produtos relacionados
  • Comentários

Produtos relacionados


É necessário se logar no site para enviar um comentário.







Super produtos