Ovo: um alimento necessário

14/09/2011 - 00:00:00 | 125

\r\nDe bandido a mocinho, este alimento é considerado hoje peça importante de uma dieta saudável

\r\n Ele deixou de ser o “vilão” da história graças às inúmeras pesquisas científicas que têm reavaliado o seu papel. Sabemos que o ovo é um alimento extremamente nutritivo, rico em minerais, proteínas e vitaminas, além do ácido fólico e antioxidantes. Por ser um alimento acessível, do ponto de vista econômico, pode ser consumido pela população em geral, melhorando a saúde.
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\r\n Pesquisas mostram que uma dieta rica em ovos ajuda até no emagrecimento. Sim! Incluí-lo no café da manhã, por exemplo, sacia e a fome demora mais para aparecer. É o que afirmam os estudiosos americanos da Wane State University, em Michigan, Estados Unidos. Além de ajudar a perder gordura, o ovo atua como protetor da memória e combate a anemia. É importante também no tratamento de doenças como Alzheimer e previne doenças cardíacas, derrames e controla a hipertensão.
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\r\n Em meio a tantos benefícios, você pode se perguntar: mas e o colesterol? Novas pesquisas indicam que o ovo aumenta tanto as taxas do colesterol ruim (LDL) como bom (HDL). A medicina atual descobriu que o colesterol da alimentação pouca influência tem sobre os níveis de colesterol no sangue, e que a maior parte deste colesterol é produzido pelo próprio organismo. As verdadeiras vilãs são as gorduras saturadas e hidrogenadas (encontradas nas batatas fritas, por exemplo) que aumentam as taxas de colesterol ruim, levando ao aparecimento de doenças coronárias e ao risco de acidente vascular cerebral (AVC).
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\r\n Mesmo com todos os benefícios deste alimento, o ideal é consumir um ovo por dia, não mais que isso. Pessoas com diabetes podem comer até três ovos por semana. Pessoas com colesterol alto, inclusive, até quatro vezes por semana.
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\r\n A preparação fica a gosto do freguês – cozido (mais saudável e menos calórico) ou mexido (de preferência, preparados em frigideira antiaderente, sem – ou pouco - óleo). Frito é mais gostoso, mas também mais calórico e com maior teor de gorduras totais e colesterol.
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\r\n Algumas recomendações:
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\r\n • Fique atento à data de validade da embalagem;
\r\n • Não consuma ovos quebrados, rachados ou sujos;
\r\n • Não imite os lutadores de boxe: jamais consuma ovos crus ou mal cozidos. Assim você evita a salmonela;  
\r\n • Armazene e conserve o ovos sempre na geladeira;
\r\n • Antes de usá-los, tenha o cuidado de lavar em água corrente;
\r\n • Não o lave antes guardá-lo na geladeira;
\r\n • Dê preferência aos orgânicos, pois possuem menos hormônios;
\r\n • Prefira consumir ovos cozidos.
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\r\n Por: AgComunicado
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